Notícias Top Geral

Evento raro: Planeta Mercúrio passará em frente ao Sol na próxima segunda-feira

O projeto “Redescobrindo a Astronomia” promoverá uma observação pública do evento em Jataí com telescópios e equipamentos especiais para observação solar

Na próxima segunda-feira (11), teremos a oportunidade de presenciar de camarote um evento super raro: o trânsito de Mercúrio.

Esse fenômeno acontece quando um planeta mais perto do Sol que a Terra, no caso Mercúrio, passa “em frente” ao disco solar a partir da nossa perspectiva.

Como as órbitas dos planetas não são alinhadas, esse fenômeno acontece em média uma vez por década. O próximo só acontecerá em 2032.

Com isso em mente, o projeto de extensão da Universidade Federal de Jataí, “Redescobrindo a Astronomia”, promoverá uma observação pública do evento com telescópios e equipamentos especiais para observação solar.

Será possível observar todo o trânsito, que se iniciará às 09h35 da manhã, chegará ao centro às 12h e acabará às 15h.

A equipe e instrumentos do projeto estarão no espaço público em frente ao Colégio Estadual Washington de Barros no Setor Jacutinga durante todo o fenômeno.

Além da observação em telescópios, haverá uma atividade em parceria com o Instituto Federal do Maranhão, onde os visitantes mais entusiasmados poderão calcular a distância da Terra ao Sol comparando imagens obtidas ao mesmo tempo vista de dois pontos diferentes no globo: Jataí – GO e Imperatriz – MA.

Você não vai perder um evento desses né?

Foto: Divulgação

Larissa Pedriel
Foto Capa: Divulgação
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Enquete:

Você sabe quem são os dez vereadores jataienses eleitos em 2016?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...