Notícias Top Destaque

ENEM 2019: Confira as mudanças para esse ano e os próximos

Folha de rascunho para cálculos e redação foram cortadas

Mudanças na estrutura

A fim de reduzir os custos, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) anunciou mudanças no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e outras provas aplicadas pelo instituto.

As folhas de rascunho para cálculos e redação, por exemplo, não serão mais entregues. Os cálculos anteriormente feitos nelas, bem como o rascunho da redação, agora deverão ser feitos no próprio caderno de provas, que contará com uma nova diagramação para receber os rascunhos.

Outra mudança foi na coleta da biometria. Desde 2016, as digitais eram colhidas com  uma folha individual de grafite. Agora, serão colhidas com uma esponja que recolhe até 3000 digitais.

A expectativa é que as mudanças representem uma economia de 42 milhões de reais, segundo o presidente do INEP, Marcus Vinicius Rodrigues.

Ele acrescenta que outras mudanças serão feitas: “Ao longo do ano, com a contribuição de consultores contratados, pretendemos diminuir ainda mais os custos a partir da redução de despesas adicionais”, disse o presidente.

Mudanças futuras

Segundo divulgado pelo INEP, mudanças importantes serão implementadas a partir de 2021. A ideia é que sejam dois dias de prova, o primeiro com perguntas gerais abordando conteúdos ligados à Base Nacional Curricular e o segundo com uma área a ser escolhida pelo aluno (Ciências humanas, ciências da Natureza, Linguagens e Tecnologias e Matemática e suas tecnologias).

Atualmente, as provas já são realizadas em dois dias, porém todos os alunos respondem à quantidades iguais de perguntas para cada área, são 90 por dia, além da redação no primeiro dia.

Outra mudança prevista será na quantidade de questões: o número de questões passará de 180 para 90, o que sugere uma maior complexidade nas questões.

O ENEM 2018 teve 5.513.662 participantes. Até agora, mais de 3 milhões de inscritos  já foram confirmados no ENEM 2019. As inscrições vão até 17 de Maio.

Thaysa Alves
Foto Capa:Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Enquete:

O Panorama quer saber a sua opinião: Educação sexual nas escolas de Jataí. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...