Goiás pode ter retorno do horário de verão em 2025, aponta governo federal
O governo federal avalia o retorno do horário de verão ainda neste ano, com possibilidade de vigência entre 1º de novembro de 2025 e 15 de fevereiro de 2026. A proposta está em análise pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Goiás é um dos estados que pode adotar novamente a medida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A justificativa para a retomada está ligada ao aumento da demanda por energia elétrica e ao risco de sobrecarga no sistema, conforme apontou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Tradicionalmente, ao adiantar o relógio em 1 hora, o país consegue aliviar o consumo nos horários de pico, o que também auxilia na preservação dos reservatórios das hidrelétricas e pode reduzir a necessidade de acionamento das termelétricas, que possuem custo maior e maior impacto ambiental.
Segundo especialistas, o retorno do horário de verão também pode favorecer o aproveitamento de fontes renováveis, como a solar e a eólica, aumentando a eficiência do sistema energético nacional.
Extinto em 2019, o horário de verão vem sendo discutido nos últimos anos, mas a decisão final dependerá de relatórios técnicos do ONS e das condições climáticas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além de Goiás, outros estados que podem adotar a medida são: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e o Distrito Federal.
Por Victor Santana Costa
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7
Share this content:


