Saiba como observar o acontecimento de forma segura

Em meados deste mês de julho, precisamente no dia 02, numa terça-feira, minutos antes do pôr do sol, espera-se o acontecimento de um eclipse solar parcial.

O fenômeno ocorre em função de uma interposição da lua entre a terra e o sol, de maneira que oculta total ou parcialmente sua luz, numa singela faixa terrestre.

Para que haja a observação segura de tal acontecimento é necessário que seja somente durante o nascer ou pôr do sol, com o intuito de não causar desconforto visual e nem danos à sua saúde ocular. É recomendado uma exposição segura que dá-se no entorno de trinta em trinta segundos.

Um método eficaz, seguro e que não é muito dispendioso é o uso do vidro de máscara de soldador, número 14 ou superior. É um filtro seguro contra a radiação solar e é comumente encontrado em lojas especializadas em segurança do trabalho, além de materiais de solda. Tem um custo médio de R$10,00.

Evite de qualquer maneira o uso de filmes fotógrafo gráficos, vidros esfumaçados, CD’s e afins, pois não são seguros e geram danos à visão quando usados para fins que não foram previamente destinados.

Este eclipse solar parcial, que ocorrerá neste ano de 2019, poderá ser visível em partes da América do Sul e no Brasil.

Carolina Craveiro Carvalho
Foto capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE