Em uma reviravolta surpreendente, o atual reitor, Prof. Américo Nunes da Silveira Neto, e a Vice-Reitora, Profa. Giulena Rosa Leite, optaram por não se candidatarem à reeleição. Conheça os perfis dos candidatos.

Da redação do Portal Panorama

A corrida pela liderança da Universidade Federal de Jataí (UFJ) está oficialmente em andamento, com o registro de duas chapas para concorrer à eleição da Reitoria. A Comissão de Consulta Eleitoral, designada pela Portaria no 581/2023 da Reitoria pró-tempore, anunciou as chapas inscritas para a Consulta à comunidade da UFJ para a escolha do(a) Reitor(a) e Vice-Reitor(a).

Em uma reviravolta surpreendente, o atual reitor, Prof. Américo Nunes da Silveira Neto, e a Vice-Reitora, Profa. Giulena Rosa Leite, optaram por não se candidatarem à reeleição. Isso marca o início de um novo capítulo na liderança da UFJ, uma vez que os gestores atuais decidiram abrir espaço para outras lideranças.

Chapa: Novos tempos UFJ

  • Candidato a reitor: Christiano Peres Coelho
    • Christiano Peres Coelho é Professor Associado do quadro efetivo desde 2010. Ele possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Franca, é mestre e doutor em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia, com estágio sanduíche na Universidad de Sevilla, Espanha. Sua experiência se concentra nas áreas de Botânica e Ecologia, com ênfase em Morfologia Vegetal e Ecologia Vegetal. Suas atuações principais envolvem a reprodução de plantas, polinização, morfologia vegetal, interação animal-planta, educação ambiental, ecologia e gestão ambiental, além de trabalhos na área de educação. Ele também é responsável por disciplinas na área da botânica e campos relacionados e diretor do Instituto de Biociências.
  • Candidata a vice-reitora: Alana Flávia Romani
    • Alana Flávia Romani possui graduação em Medicina Veterinária (1999) e mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás (2003). Cursou doutorado em Sanidade Animal na mesma instituição (2012). Ela atua como Professora Adjunta na Universidade Federal de Jataí, ministrando disciplinas na área de Clínica de Pequenos Animais. Além disso, ela é Coordenadora do curso de Medicina Veterinária na instituição e responsável pelo Serviço de Dermatologia do Hospital Veterinário da UFJ. Sua experiência é na área de Medicina Veterinária, com foco em Clínica de animais de companhia, especialmente na Dermatologia de pequenos animais.

Chapa: Juntos pela UFJ

  • Candidato a reitor: Edésio Fialho dos Reis
    • Edésio Fialho dos Reis possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1992), mestrado em Genética e Melhoramento (1995) e doutorado em Genética e Melhoramento (2000) pela mesma universidade. Ele foi diretor do Campus da Universidade Federal de Goiás em Jataí de 2003 a 2007 e membro do conselho universitário da UFG no mesmo período como representante do então Campus Jataí. Edésio Fialho dos Reis é líder do grupo de pesquisas “Caracterização morfológica, fisiológica e genética de plantas de interesse econômico no cerrado”. Ele atua como professor associado IV, lecionando e realizando pesquisas na área de Genética e Melhoramento Vegetal e Experimentação Agronômica na UFJ e na atual gestão da UFJ é responsável pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG).
  • Candidato a vice-reitor: Dyomar Toledo Lopes
    • Dyomar Toledo Lopes possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (2004), mestrado e doutorado em Ciência Animal também pela UFG. Atualmente, ele é Professor de Reprodução Animal na UFJ. Além disso, ele é Coordenador do Laboratório de Tecnologia do Sêmen Animal e Responsável Técnico do Laboratório de Fisiopatologia da Reprodução Animal. Dyomar atua como Pró-Reitor de Administração e Finanças (PROAD), na atual gestão da UFJ.

Com a notável ausência da atual gestão na corrida pela Reitoria da UFJ e as qualificações destacadas dos candidatos das duas chapas, a expectativa é de um período de intenso debate e troca de ideias entre as chapas concorrentes e a comunidade universitária, promovendo um ambiente enriquecedor para o futuro da instituição. A consulta à comunidade universitária está marcada para acontecer de 19 a 21 de setembro de 2023, através do sistema SIGEleição. A apuração dos votos e a proclamação dos resultados serão conduzidas pela Comissão de Consulta Eleitoral.

Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?