A previsão é de muito calor nas cidades goianas entre os meses de agosto e setembro. Em algumas delas, como Aragarças, na região Oeste do estado, a temperatura pode ser de até 43ºC. A umidade relativa do ar deve cair e ficar na casa de 10% no referido município, conforme aponta o prognóstico do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
O gerente do Cimehgo, André Amorim, apontou as cidades que devem enfrentar uma grande onda de calor. São elas: Aragarças, Porangatu, cidade de Goiás, Crixás, São Miguel do Araguaia e Minaçu.
“A tendência é que neste meses de agosto e setembro, esses municípios (lista acima) tenham temperaturas bastante elevadas. Nos próximos dias não teremos mais aquele friozinho da manhã. No geral, as temperaturas ficarão bem elevadas. Na segunda-feira (30/07), a umidade do ar em Aragarças já chegou a 16%. A probabilidade é que chegue a 10%, já que não temos prognóstico de chuva para os próximos dias”, pontuou.
O gerente do Cimehgo ressaltou, ainda, que, apesar de Goiânia não estar entre as cidades mais quentes de Goiás, a população poderá ficar “bastante incomodada” com a onda de calor. “A capital tem grande quantidade de habitantes. Isso, aliado às temperaturas elevadas, vai trazer um transtorno maior. Na quarta-feira (2), por exemplo, a umidade do ar chega a 18%. As pessoas têm que se cuidar”, disse.
A orientação é para que a população beba bastante líquido e evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Fonte: Mais Goiás
Foto: Tiago Araújo – Portal Panorama
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br