Cães & Cia Colunistas Top Panorama

Displasia coxofemoral em cães

A displasia coxofemoral canina é uma doença genética que causa dor e desconforto no animal...

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767

A displasia coxofemoral canina é uma doença genética que causa dor e desconforto no animal. Fatores nutricionais, biomecânicos e de meio ambiente, associados à hereditariedade, pioram a condição da displasia. A doença afeta muitas raças caninas sendo mais comum nas de grande porte, tais como Pastor-Alemão, Rotweiller, Labrador e São Bernardo. As articulações coxofemorais de cães que eventualmente desenvolvem displasia são estrutural e funcionalmente normais ao nascimento, e as anormalidades desenvolvem-se durante o crescimento (4 a 12 meses de idade).

Nos cães jovens, os sinais mais frequentes são redução da atividade, dificuldade de levantar após o descanso e claudicação (mancar) intermitente ou contínua. Os músculos da área pélvica e da coxa em geral estão pouco desenvolvidos. Animais acima de 15 meses de idade ou com doença crônica apresentam um quadro diferente devido a progressão da doença. A claudicação pode ser unilateral, porém é geralmente bilateral. Os cães mancam após exercícios prolongados, têm marcha bamboleante, rígida e curta e relutam em fazer exercícios, preferindo manter-se sentados, levantando-se vagarosamente e com grande dificuldade.

Leve seu animal regularmente ao médico veterinário, só ele poderá diagnosticar e tratar seu animal. Geralmente o veterinário classifica a enfermidade em grau leve, moderado ou severa e cada caso tem o tratamento específico. Dependendo do caso e do estágio da doença, a intervenção cirúrgica pode ser a única alternativa.

Aqueles animais que não forem candidatos à cirurgia, deverão se beneficiar do tratamento conservativo ou clínico, que é feito com anti inflamatórios não-estereoidais, condromoduladores ou regeneradores articulares, dieta e exercícios físicos, apresentando com isso alguma melhora no quadro clínico da displasia.

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767
Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

mm

Jackelyne Dutra - CRMV: 05767

Sou médica veterinária e conclui o curso no ano de 2011 na UFG de Jataí-GO. Sou apaixonada por animais, especialmente os de companhia e atualmente possuo 2 em casa. Mas já criei de tudo um pouco...

Quero compartilhar com vocês um pouco do meu conhecimento, curiosidades e experiências que passamos com os nossos bichinhos. Tentarei esclarecer as dúvidas na medida do possível e vocês, caros internautas, poderão enviar temas, sugestões e dúvidas sobre seus animais.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário