Cães & Cia Colunistas

Dicas de como dar banho no seu animal em casa

Animais que estejam com o sistema imunológico debilitado ou com alguma doença contagiosa devem evitar o banho fora de casa...

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767

Antigamente, cães e gatos ficavam principalmente no quintal das casas e fazendas, mas com o passar dos anos eles vieram para dentro de nossas casas e ao invés de guardiões da casa ou predadores de roedores, eles ganharam um lugar especial como membro da família. E com essa mudança, os animais dormem em camas, ficam no sofá de casa e a necessidade de estarem sempre limpinhos aumentou.

De maneira geral, o banho em pet shop ou em casa por um profissional habilitado costuma ser mais recomendado, pelos equipamentos de lavagem mais potentes, pessoal especializado, e produtos. Animais que estejam com o sistema imunológico debilitado ou com alguma doença contagiosa devem evitar o banho fora de casa. E aqui vão algumas dicas:

  • A frequência de banhos depende da pelagem, espécie e problemas dermatológicos. Gatos necessitam de uma frequência menor de banhos, pois já fazem sua higienização (se lambem) todos os dias. No caso dos gatos, banhos uma vez por mês já é suficiente. Cães o ideal é de 15 em 15 dias.
  • Deve-se utilizar shampoo e condicionador adequados e específicos para a pelagem de seu animal e pele (seborreica oleosa, seborréica seca, sensível, etc). Não utilize shampoos feito para humanos, pois o pH da pele difere entre as espécies;
  • Água morna e de preferência no “chuveirinho” facilitam bastante;
  • Colocar um pedaço de algodão em cada orelha para evitar entrada de água;
  • Cuidado para não entrar shampoo nos olhos do animal;
  • Enxágue bem o animal e depois seco-o, utilize uma escova própria de cães e gatos para os pelos não embaraçarem;
  • Com um secador (distância de pelo menos um palmo do animal e sempre em movimento para não queimar o animal) seque todo o pêlo, principalmente na raiz.
  • Escovar os dentes e aparar as unhas para complementar a higienização.
  • Perfumes (pets) são opcionais, mas muitos cães e gatos tem alergia, borrifar em pouca quantidade ou evitá-los.
  • Uma vez no mês hidratar a pele do animal ou conforme o Médico veterinário indicar.
  • É essencial ter uma rotina de escovação do pelo do seu pet, no mínimo três vezes na semana para remoção dos pelos soltos.

Para os felinos é recomendado que o banho seja bem tranquilo e que ele seja acostumado desde pequeno com o mínimo de stress possível. Esse momento aproxima o animal do tutor e é um ato de carinho e cuidado.

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767
Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

mm

Jackelyne Dutra - CRMV: 05767

Sou médica veterinária e conclui o curso no ano de 2011 na UFG de Jataí-GO. Sou apaixonada por animais, especialmente os de companhia e atualmente possuo 2 em casa. Mas já criei de tudo um pouco...

Quero compartilhar com vocês um pouco do meu conhecimento, curiosidades e experiências que passamos com os nossos bichinhos. Tentarei esclarecer as dúvidas na medida do possível e vocês, caros internautas, poderão enviar temas, sugestões e dúvidas sobre seus animais.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Enquete:

O Panorama quer saber a sua opinião: Educação sexual nas escolas de Jataí. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...