Dicas Saúde e Bem Estar Top Destaque

Dia Mundial de Combate ao AVC: Saiba como reconhecer os sinais de um AVC e providenciar socorro imediato

Foto: Internet
Pesquisas apontam que um a cada quatro brasileiros está sujeito a ter um Acidente Vascular Cerebral ao longo da vida, e quanto mais rápido o socorro, menores as sequelas

Hoje, 29 de outubro, é considerado o Dia Mundial de Combate ao AVC, e serve para lembrar que é preciso cuidar da saúde e mudar hábitos de vida.

O AVC, Acidente Vascular Cerebral, é a principal causa de mortalidade no mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, a causa é responsável por cerca de 100 mil mortes ao ano.

A prevenção e os cuidados antecipados podem reduzir até 90% dos casos e o socorro imediato é essencial para salvar uma vida. Quanto mais rápido o socorro, menores as sequelas.

Por isso, separamos algumas dicas para reconhecer os sinais de que alguém está sofrendo um AVC. Você pode detectar através de quatro medidas simples, que seguem a abreviação SAMU para facilitar a memorização.

Foto: Internet

Sorriso: Peça para a pessoa sorrir. Se um dos lados do rosto entortar ou paralisar, é provável que seja um AVC.

Abraço: Teste se a vítima consegue levantar os dois braços. Se um deles cair, é um possível sintoma.

Mensagem: Peça para a pessoa repetir uma frase, mensagem ou a parte de uma música. Se ela não conseguir pronunciar as palavras corretamente, é outro sinal de AVC.

Urgente: Caso você identifique alguma dessas situações acima, chame imediatamente o SAMU, 192. Minutos podem fazer toda a diferença nesses casos, quanto mais rápido a pessoa receber o tratamento adequado, maiores as chances de sobrevivência sem grandes sequelas.

Atualmente, existem cerca de 80 milhões de sobreviventes de AVC no mundo. Fique atento a essas dicas e salve uma vida!

Larissa Pedriel
Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Enquete:

Você sabe quem são os dez vereadores jataienses eleitos em 2016?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...