Da redação do Portal Panorama
Na última quarta-feira (10), o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que treze rodovias, distribuídas em seis estados do país, serão leiloadas pelo Governo Federal ainda em 2024. Essa medida faz parte de um amplo plano de concessões que visa atrair R$ 122 bilhões em investimentos privados para a infraestrutura rodoviária nacional.
Dentre as rodovias contempladas, quatro são estradas federais que cortam o estado de Goiás, além de trechos de vias estaduais. O destaque fica para a BR-364, que se estende entre Jataí (GO) e Rondonópolis (MT), prometendo melhorias significativas na conexão entre essas duas importantes localidades.
Além da BR-364, outras vias goianas que estão na lista para concessão são as BRs 153 e 262, que ligam Goiás a Minas Gerais, a BR-040, entre Belo Horizonte (MG) e Cristalina (GO), e as BRs 060 e 452, que conectam Rio Verde, Goiânia e Itumbiara.
O programa de concessões não se limita apenas às rodovias federais. O Governo Federal pretende também transferir para a iniciativa privada a gestão de quatro rodovias estaduais goianas. São elas: GOs 020 (Goiânia a Bela Vista), 060 (Goiânia a Piranhas), 070 (Goiânia a Matrinchã) e 080 (Goiânia a Santo Antônio de Laguna). Essas concessões têm o objetivo de promover melhorias nas condições das estradas e proporcionar uma experiência mais segura e eficiente para os usuários.
É importante ressaltar que o Governo de Goiás já havia firmado um acordo de cooperação com o Governo Federal em outubro do ano passado. Esse acordo visa estruturar e oferecer contratos de concessão de rodovias que perpassam o território goiano. Até que os contratos sejam formalizados, as rodovias continuarão sob a responsabilidade e controle da administração estadual, garantindo a continuidade dos serviços de manutenção e operação.
A expectativa é que essas concessões impulsionem o desenvolvimento econômico da região, gerem empregos e proporcionem uma infraestrutura rodoviária mais moderna e eficiente para os cidadãos. O Portal Panorama seguirá acompanhando de perto os desdobramentos desse processo, mantendo nossos leitores atualizados sobre as novidades e impactos dessas importantes mudanças na malha viária nacional.
Foto: Divulgação/Dnit
Jornalismo Portal Panorama

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Infelizmente o que poderia ser ótimo não e.
Pois além de pagarmos IPVA licenciamento e Cid nos combustível temos que pagar pra andar nas rodovias cheias de radares para arrecadar mais um pouco e meter a mão no bolso do contribuinte brasileiro e que também não melhora a trafibilidade pois eles não fazem a duplicação por completa e sim 3 faixa e dupla em alguns poucos lugares.
Enfim só fud,$ndo o brasileiro