20 de setembro de 2024
Pesquisa aponta maior apoio à medida nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e revela opiniões divididas sobre economia de recursos.

Por Gessica Vieira
Tiago Araujo | Fotografo e videomaker
Jornalismo Portal Pn7

Uma nova pesquisa realizada pelo portal Reclame Aqui em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelou que 54,9% dos brasileiros são favoráveis ao retorno do horário de verão. O estudo, conduzido com três mil participantes, mostra que 41,8% dos entrevistados são totalmente a favor da medida, enquanto 13,1% se mostram parcialmente favoráveis.

Por outro lado, 25,8% se manifestam totalmente contrários ao horário de verão, 17% se mostram indiferentes à mudança e 2,2% são parcialmente contrários.

Os dados indicam que o apoio ao horário de verão é mais expressivo nas regiões que já adotaram a medida no passado. No Sudeste, 56,1% dos entrevistados são a favor, divididos entre 43,1% totalmente favoráveis e 13% parcialmente favoráveis. A Região Sul demonstra o maior suporte, com 60,6% dos participantes favoráveis, sendo 52,3% totalmente favoráveis e 8,3% parcialmente favoráveis. No Centro-Oeste, 40,9% aprovam a mudança, com 29,1% totalmente favoráveis e 11,8% parcialmente favoráveis. Juntas, essas três regiões apresentam um apoio consolidado de 55,74% ao adiantamento dos relógios.

Em relação à economia de recursos, 43,6% dos participantes acreditam que o horário de verão ajuda a economizar energia elétrica e outros recursos. No entanto, 39,9% consideram que a mudança não traz economia, e 16,4% não têm uma opinião definida.

Além disso, a pesquisa destaca que na Região Sul, 47,7% dos entrevistados percebem uma economia de recursos com a mudança, e 51,8% acreditam que a medida beneficia o comércio e os serviços. Em contraste, 32,7% não veem vantagens, e 15,5% permanecem sem opinião formada sobre o impacto da mudança.

Por Gessica Vieira
Tiago Araujo | Fotografo e videomaker
Jornalismo Portal Pn7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?