
Foto: Pixabay
Ao planejar uma viagem com uma criança de qualquer idade, é importante verificar as condições do carro, ter uma lista de associações de proteção veicular, fazer um checkup no veículo para não ter surpresas desagradáveis no caminho.
Como transportar uma criança no carro?
Transporte sempre a criança numa cadeira especial, adaptada à sua idade e peso. Certifique-se de seguir rigorosamente as instruções do fabricante e as leis de trânsito. Antes de partir, certifique-se de que o cinto de segurança está bem colocado!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao viajar de carro, garanta a segurança e o conforto do seu filho acima de tudo.
De acordo com os regulamentos, uma criança pode ser transportada em um carro em um assento especial adaptado à sua idade e peso. Você pode comprar uma cadeira nova, comprar uma cadeira usada ou emprestar de amigos, mas use sempre apenas uma cadeira aprovada que garanta a segurança do seu filho. A cadeira auto selecionada e usada corretamente reduz significativamente o risco de ferimentos graves para o seu filho em caso de acidente.
Uma viagem longa é cansativa para uma criança, por isso é melhor dormir em uma cadeirinha (na cadeirinha a criança fica em posição reclinada). Considere sair quando seu bebê estiver dormindo, ou mesmo à noite, o que aumentará a chance de ele dormir a maior parte da viagem.
A roupa da criança deve ser ajustada à temperatura do veículo. Se você usar o ar condicionado em seu carro, observe que a temperatura na frente do veículo geralmente é mais baixa e seu filho pode estar com calor. Mudanças repentinas de temperatura durante as paradas afetam negativamente o bem-estar e a saúde dos viajantes.
Ao viajar no verão, é extremamente importante hidratar bem o bebê ou amamentar com frequência para evitar a desidratação.
As refeições durante a viagem devem ser leves. Tente fazer os lanches quando o carro estiver estacionado, não enquanto estiver dirigindo.
Permanecer na cadeirinha por muito tempo causará assaduras, portanto, lembre-se de trocar a fralda do seu bebê regularmente durante uma longa viagem e não deixar que uma grande quantidade de urina se acumule nela.
Bebês e crianças pequenas acordados perdem a paciência muito rápido no carro, por isso vale a pena proporcionar-lhes algumas atividades durante a viagem (por exemplo, brinquedos coloridos que fazem barulho). Isso é mais fácil de fazer quando um dos pais está sentado com a criança no banco de trás.
Lembre-se de que em dias quentes, a temperatura no carro aumenta muito rapidamente e seu filho pode superaquecer (incluindo insolação). Nunca deixe seu filho sozinho em um carro estacionado.
Cuide dos enjôos
Algumas crianças têm náuseas e vômitos ao viajar de carro, trem, navio ou avião, conhecido como enjoo de movimento. É produzido pela transmissão de informações conflitantes sobre o movimento para o cérebro dos órgãos sensoriais – ouvidos, olhos, músculos e articulações.
Sintomas:
- pele pálida e falta de apetite (crianças pequenas param de se interessar até pelos alimentos mais favoritos)
- suor frio e náusea (crianças pequenas ficam inquietas, bocejam e começam a chorar)
- vômito.
O enjoo é mais comum nas primeiras viagens e quando o trânsito é muito intenso (condução brusca, tempestade no mar, turbulência no ar. Ocorre normalmente em crianças nos primeiros 2 anos de vida.
Se o seu filho tiver sintomas de enjoo:
- pare a viagem assim que perceber
- evite oscilações e dirija com calma
- dê ao seu filho apenas uma refeição leve antes da partida
- sente-o de frente para a direção da viagem
- durante a viagem, interesse-o com as vistas da janela ou mantenha-o ocupado.
Se você sentir enjoo ao viajar de carro, faça uma pausa o mais rápido possível. Caminhe com seu bebê até que ele se sinta melhor. Faça pausas preventivas em viagens mais longas – embora você vá dirigir um pouco mais, todos chegarão com melhor humor, então vale a pena o esforço.
Acalme-os, dê-lhes um abraço e deixe-os saber que nada está errado.
Não introduza uma atmosfera nervosa e não castigue a criança – isso só piorará a situação. Isso fará com que ele não queira mais viajar.
Converse com seu médico sobre a melhor maneira de prevenir o enjoo para seu filho e, se os sintomas do seu filho forem graves, pergunte sobre medicamentos preventivos.
Foto: Pixabay
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br