De Casa Nova

Cozinha: revestindo a parede do fogão e da pia!

Na hora de planejar os acabamentos da cozinha é preciso tomar a decisão sobre o tipo de revestimento que será colocado...

Na hora de planejar os acabamentos da cozinha é preciso tomar a decisão sobre o tipo de revestimento que será colocado. Especialmente na parede onde ficam o fogão e a pia. Afinal, esse é um espaço comprometido, pois costuma sujar com muita facilidade por conta dos respingos na hora de cozinhar e também na lavagem da louça.

Sabendo dessa necessidade, esse post vai dar-lhe sugestões interessantes sobre como tornar a parede da cozinha mais prática e bonita ao mesmo tempo. Mesmo antes de conferir os projetos elaborados pelos arquitetos, é possível antecipar que o grande segredo é escolher um revestimento cujo material seja resistente e fácil de limpar. Assim a sua cozinha vai se manter impecável.

1. Cerâmica para pia de cozinha na rodabanca

Foto: Divulgação

A cerâmica está entre as opções mais populares encontrada no mercado, especialmente pela relação custo-benefício, pois oferece uma variedade de estilos, cores e texturas. Aliás, a cerâmica é extremamente prática no sentido de manutenção e limpeza.

Porém é preciso tomar certo cuidado com o rejunte, que pode acumular gordura, manchar ou escurecer com o passar do tempo, por isso é necessário sua limpeza diária após cozinhar. Nesse modelo de cozinha moderna, o estilo dos azulejos imitando ladrilho hidráulico é um charme à parte.

2. Revestimento de rodabanca em aço inoxidável

Foto: Divulgação

Um revestimento moderno e durável é uma folha muito fina de aço inoxidável que pode ser encontrada no modelo fosco ou brilhante. O revestimento de aço é uma alternativa bonita e prática, que confere um visual gourmet, já que é muito comum nas cozinhas industriais por conta da facilidade na limpeza. Esta solução é à prova de umidade, manchas de gordura ou sabão.

3. Parede de cozinha adesivada com efeito de pedras

Foto: Divulgação

Se você gosta de uma decoração rústica moderna, um papel de parede com estampa de mosaicos de pedra é uma boa opção. Se fosse pedra de verdade, seria um problema na hora de limpar, pois se trata de um material poroso. Mas no caso do adesivo, não há problema, só soluções.

4. Cozinha com parede de pedra e revestimentos em cerâmica

Foto: Divulgação

Nessa cozinha em estilo rústico, toda a parede é construída de pedra, cor natural, neutra e benfeita. É uma parede que tem uma leve textura, mas você pode notar que a pedra ainda é visível.

Além disso, seguindo esse modelo, também pode inserir cerâmicas sobre o balcão entre a parede de pedra e pia, assim cria um pequeno murinho na rodabanca para colocar alguns potes de temperos ou itens decorativos, além de manter essa área mais fácil de higienizar.

5. Revestimento de parede adesivo para cozinha

Foto: Divulgação

Um tipo de revestimento que é tendência são os adesivos de vinil com letras, gráficos e desenhos de todos os estilos. São fáceis de aplicar, de manter e há uma grande variedade de modelos para escolher, podendo ser lisos ou estampados. Também são uma vantagem para quem gosta de alterar a decoração da cozinha com frequência, pois são fáceis de remover para trocar.

6. Pastilha para cozinha

Foto: Divulgação

O mosaico de pastilhas também é um dos revestimentos mais comuns, que pode ser de vidro, metal, fosco, brilhante, acetinado, quadrado, redondo, hexagonal, retangular e muito mais. Também existem as cerâmicas que imitam pastilhas, em geral, com preço mais acessível, pois a aplicação é bem mais prática, em placas maiores. Se preferir, esse mesmo efeito pode ser obtido em adesivos, assim evita o uso de argamassa e de ter que fazer uma mini obra em casa.

7. Cozinha toda em concreto aparente

Foto: Divulgação

O estilo industrial trouxe a tendência do concreto aparente que está ganhando residências de vários estilos, do piso ao teto. Nessa cozinha com ares retrô, não apenas as paredes são em cimento, mas também a bancada e a base dos balcões. Quando recebe o tratamento ideal, esse material não fica poroso e é fácil de limpar.

8. Bancada de cozinha em granito e parede de pastilha metalizada

Foto: Divulgação

Mesmo que a cozinha peça claridade, o uso de cores escuras confere um visual sofisticado e também funciona. Nesse exemplo, o granito preto recobre toda a superfície da bancada e a rodabanca, enquanto a parede é revestida por pastilhas em tons metalizados escuros. Os dois materiais oferecem fácil manutenção.

9. Cozinha moderna industrial

Foto: Divulgação

Para os apreciadores de um estilo bem urbano, essa cozinha é um sonho de consumo. Uma bancada funcional, com pia e fogão juntos, oferece muita praticidade. Os elementos do estilo são a parede em adesivo de tijolos aparentes, o material de aço para container, os ripados e piso em madeira, além dos tubos aparentes de iluminação no teto.

10. Adesivos para revestimento de cozinha em estilo retrô

Foto: Divulgação

Se quiser uma cozinha que misture o moderno e o retrô, um adesivo floral ou com desenhos em padrões detalhados é uma linda opção. Se optar por um material que não seja impermeável, ele deve ser instalado em outras paredes, como nesse modelo, que não seja a da pia e do fogão.

Qual tipo de revestimento você gostaria de ter na sua cozinha? Conte para nós.

Fonte/Fotos: Homify
Jornalismo Portal Panorama

Enquete:

Jataí pode ter até 17 vereadores. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...