Corpo de Bombeiros reforça o combate às queimadas em Goiás

Sem categoria

cerradoO Corpo de Bombeiros reforçou nesta terça-feira (16) o trabalho para combater as queimadas em Goiás. Segundo a corporação, a operação “Cerrado Vivo” será realizada em todo o estado, especialmente nas áreas próximas aos 32 parques ambientais. No ano passado, 6.050 ocorrências de incêndios florestais foram registradas no estado. Do começo do ano até agora, quando começa a fase crítica, já foram 581.

Segundo o comandante do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros, major Pedro Carlos Borges de Lira, os trabalhos preventivos começaram a ser realizados pela corporação em fevereiro deste ano, mas agora a operação começa já na fase de combate ao fogo.

“Começamos primeiro orientando a população e aos responsáveis pelos parques sobre a importância da prevenção e o manuseio correto em caso de incêndios. Mas agora as ocorrências começam, de fato, a aumentar”, disse.

Para os trabalhos, os socorristas se preparam com caminhões, como um especial para áreas de floresta, e com diversos equipamentos de segurança. “Temos alguns individuais utilizados nesses casos, como bombas costais, óculos, luvas, para proteger o combatente. Também temos diversos outros materiais para impedir o avanço do incêndio”.

Segundo o bombeiro, em alguns casos, até um lança chamas é usado. “Algumas vezes é necessário usar o fogo para combater o fogo. Sendo assim, a gente coloca as chamas de um lado para encontrar as que vêm do outro e, dessa forma, elas são extintas”, disse.

Vale lembrar que provocar incêndio em vegetação é um crime ambiental, com pena de prisão que vai de três meses a um ano, além de multas que variam de acordo com a área afetada.

Do G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.