Conheça qual alimento “humano” seu animal pode ou não consumir
Você tem um animalzinho em casa que na hora das refeições fica te olhando com aquela carinha desesperada pedindo ao menos um pedacinho do seu lanche? E aquele chocolate que quando você abre a embalagem faz seu amiguinho acordar do sono mais profundo e correr para pedir um pedaço? Pois é, mas nem sempre é saudável para o pet consumir o que nós humanos consumimos. O organismo deles é diferente do nosso, e muitos alimentos, como o delicioso chocolate que eles tanto pedem, é extremamente tóxico aos cães e gatos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas por outro lado, há outros alimentos que os animais podem comer e não deixar os donos desesperados para correr para o veterinário no caso de uma intoxicação, e que podem substituir as bombas tóxicas.
Vejamos uma lista de quais alimentos os bichanos e cachorrinhos não podem consumir:
- Chocolate: essa sobremesa infelizmente (ou não) é exclusivamente feita para humanos. Os animais não devem sob hipótese alguma comer chocolate. O problema está na teobromina, que é um derivado do cacau que causa intoxicação grave e morte do pet;
- Batata inglesa: a batata possui solanina, substância que pode causar depressão no sistema nervoso central do bicho;
- Massa crua de pão, ou o miolo do mesmo: um pãozinho sequinho e bem assado não faz mal nenhum aos pets, aliás, até estimula o apetite se ele estiver se recusando a comer a ração. Mas o miolo contém um número concentrado demais do fermento usado na fabricação do pão, e isso causa desconforto no animal, gerando enjoos e distensão no estômago e nas alças intestinais;
- Leite: os animais produzem uma quantidade insuficiente de lactaze, enzima que auxilia na digestão da lactose. Devido a isso, os cachorros se tornam intolerantes a lactose, e se ingerirem leite, vão sofrer de vômitos, diarreia e dores abdominais.
Por outro lado, veja quais alimentos humanos seu pet pode consumir:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Frango: cozido, o frango pode ser um ótimo aliado na dieta do seu animal de estimação, pois é rico em proteínas;
- Peixes: os peixes são ricos em ômega 3, e essa proteína faz um bem danado aos animais;
- Cenoura: descasque o legume e dê alguns pedaços ao seu pet. Ela é um ótimo alimento para os dentes dele;
- Aveia: se o seu cão tem o intestino irregular, a aveia pode ser uma ótima saída para ele, pois é rica em fibras. É só cozinha-la e servir sem açúcar para o bichinho.
Flávia Menezes
Jornalismo Portal Panorama
Share this content:


