Saúde e Bem Estar Top Geral

Conheça os riscos do uso de narguilé

Foto: iStock
A venda de produtos relacionados à narguilé só é permitida para maiores de 18 anos...

Narguilé é uma espécie de cachimbo de água muito utilizado no Oriente Médio e, de acordo com muitos médicos, o seu uso constante causa diversos riscos à saúde. Por isso mesmo, os problemas associados ao tabagismo podem ser relacionados ao uso de narguilé, como por exemplo, doenças cardiovasculares, doenças precoces e câncer além de muitas outras.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os tabacos utilizados no narguilé, que possuem diversas essências, apresentam quatro vezes mais nicotina, onze vezes mais monóxido de carbono e cem vezes mais alcatrão do que o cigarro comum. Para a OMS, consumir uma rodada no cachimbo, equivale-se a fumar 100 cigarros.

Além disso, o carvão usado para acender a narguilé também é inalado e é prejudicial à saúde, pois de acordo com médicos, em nenhum momento ele tem função de purificar ou eliminar toxinas. Entretanto, muitos usuários garantem que o narguilé é utilizado apenas nas horas de lazer e descontração, sem risco de surgir o vício e sem causar nenhum mal à saúde.

Outro problema é o risco de transmissão de certas doenças contagiosas, visto que as piteiras por onde se fuma são compartilhadas com muitas pessoas ao mesmo tempo, ou seja, há risco de contágio de doenças como herpes labial a até outras mais sérias, como tuberculose e hepatite C.

Aqui no Brasil, a venda de produtos relacionados à narguilé só é permitida para maiores de 18 anos, mas nem sempre a legislação é obedecida. Além disso, os usuários devem ficar atentos quanto à procedência dos itens, evitando aqueles sem nenhuma procedência.

Rosana de Carvalho
Foto: iStock
Jornalismo Portal Panorama

Enquete:

Você sabe quem são os dez vereadores jataienses eleitos em 2016?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...