Se você gosta de tradição, história e espetáculos que tomam conta das ruas, talvez seja hora de colocar o interior de Goiás no seu radar. A edição 2025 das Cavalhadas já tem calendário oficial e vai percorrer 15 municípios goianos entre os dias 31 de maio e 14 de setembro, com entrada gratuita em todas as cidades participantes.
A programação foi divulgada na quarta-feira (21/5) pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que organiza o Circuito das Cavalhadas com apoio do Governo de Goiás. Neste ano, a proposta é ampliar o alcance do evento e fortalecer o reconhecimento nacional da festa, que encena batalhas entre cristãos e mouros e já é considerada patrimônio cultural imaterial dos goianos.
Do sertão à história medieval
As Cavalhadas não são exatamente um show comum. Inspiradas em confrontos históricos que ocorreram entre os séculos IX e XV na Península Ibérica, as encenações reúnem dois grupos com 12 cavaleiros cada — representando exércitos cristãos e mouros — que travam batalhas simbólicas em arenas montadas nas cidades.
Além dos duelos coreografados, cheios de cores e símbolos, algumas localidades também recebem os chamados Mascarados, personagens irreverentes que animam o público com brincadeiras e cavalgadas pelas ruas.
“O que estamos fazendo é um resgate da nossa identidade cultural. As Cavalhadas são uma forma de manter viva a memória do nosso povo e valorizar as tradições passadas de geração em geração”, explicou a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes. Segundo ela, o projeto também busca atrair olhares de fora: “Queremos que as Cavalhadas sejam uma porta de entrada para que os visitantes conheçam as belezas dos nossos municípios, bem como a hospitalidade e história dos goianos”.
Neste ano, o investimento do Governo de Goiás é de R$ 4 milhões, destinados à estruturação do evento nos 15 municípios. O recurso é utilizado para apoiar prefeituras e associações locais na montagem de arquibancadas, sinalização, figurinos, segurança, divulgação e outros itens necessários para a realização das festas.
Desde 2019, o Governo de Goiás investe de forma massiva no Circuito das Cavalhadas como projeto de interiorização do apoio cultural e como fomento de cunho educativo e patrimonial para os goianos. Ao todo, foram investidos mais de R$ 15 milhões nesse período para fortalecer o festejo, que neste ano ganha projeção nacional.
A abertura do circuito será em Luziânia, no dia 31 de maio. Em seguida, as apresentações seguem em ritmo acelerado, com destaque para cidades já conhecidas pela tradição, como Pirenópolis, Jaraguá e a cidade de Goiás. O encerramento será em Silvânia, nos dias 13 e 14 de setembro.
Programe-se para as Cavalhadas 2025 em Goiás:
- Luziânia: 31 de maio
- Santa Cruz de Goiás: 7 e 8 de junho
- Posse: 7 e 8 de junho
- Jaraguá: 8 e 9 de junho
- Pirenópolis: 8, 9 e 10 de junho
- São Francisco de Goiás: 14 e 15 de junho
- Palmeiras de Goiás: 20, 21 e 22 de junho
- Hidrolina: 20, 21 e 22 de junho
- Crixás: 28 e 29 de junho
- Niquelândia: 5 e 6 de julho
- Santa Terezinha de Goiás: 19 e 20 de julho
- Cidade de Goiás: 29 e 30 de agosto
- Corumbá de Goiás: 5, 6 e 7 de setembro
- Pilar de Goiás: 6 e 7 de setembro
- Silvânia: 13 e 14 de setembro
Por Thaís Muniz
Foto: Michely Mattos
Jornalismo Portal Pn7