Foto: Oleg Breslavtsev/Getty Images

Em alta nos últimos anos, os itens do material fazem sucesso por serem frescos e sofisticados. Aprenda como combinar nas produções...

Não restam dúvidas: o linho conquistou o seu lugar no guarda-roupa das brasileiras. O tecido, que fez sucesso nos anos 1990, retornou timidamente há alguns anos e virou a tendência do momento. Antes visto exclusivamente na moda praia, o material está presente até mesmo em peças clássicas, como o blazer. Como o item ainda é uma novidade para as fashionistas da geração mais recente, há muitas dúvidas sobre formas de passar, armazenar e combinar. Separamos algumas dicas e 10 opções para apostar.

Vem ficar por dentro!

Para todas as estações

De volta às vitrines, um dos motivos que pode explicar o retorno do linho, considerando as pautas em voga, é a sustentabilidade. Isso porque são necessárias poucas substâncias químicas para sua produção e o desperdício do material durante a confecção é praticamente mínimo.

Por ser uma fibra natural, o têxtil oferece frescor e leveza. Não à toa, as marcas apostam no material para as coleções de verão. Indo além da temporada de altas temperaturas, o material vem mostrando a sua versatilidade para compor as produções de todas as estações. E a lista de motivos é extensa: confortável, acessível e, claro, muito elegante. Com tantos atributos, a tendência foi certeira.

@laricunegundes/Instagram/Reprodução

De volta às vitrines, um dos motivos que pode explicar o retorno do linho, considerando as pautas em voga, é a sustentabilidade. Isso porque são necessárias poucas substâncias químicas para sua produção e o desperdício do material, durante a confecção, é praticamente mínimo

@renatafreitas/Instagram/Reprodução

O tecido retornou timidamente há alguns anos e virou a tendência do momento

@jubandeira_/Instagram/Reprodução

Nos últimos tempos, o linho conquistou o seu lugar no guarda-roupa das brasileiras

@dudaportellaamorim/Instagram/Reprodução

O material está presente até mesmo em peças clássicas

@carolinaadriano/Instagram/Reprodução

Por ser uma fibra natural, o têxtil oferece frescor e leveza

@sarahg0mes/Instagram/Reprodução

Não à toa, as marcas apostam no material para as coleções de verão

O manual do linho

Por ser um tecido delicado, recomenda-se lavar as roupas de linho à mão. O motivo? A centrifugação da máquina pode aumentar o risco de encolher as peças. O cuidado deve seguir na hora de passá-las. A rigidez da matéria-prima demanda que o ferro seja passado diversas vezes até que a peça desamasse. Para facilitar o processo, o vapor pode ser um grande aliado para amolecer a fibra.

As peças de linho podem ser penduradas para manter a forma e não amarrotar facilmente. A dica vale especialmente para vestidos, camisas e peças longas. Parece óbvio, mas muitas pessoas acabam ignorando as instruções das etiquetas internas das roupas. Poucos sabem, mas é comum que as roupas com esse têxtil sejam lavadas a seco, por exemplo. Por isso, atenção: leia as instruções para conservar a sua peça por mais tempo.

Por Ilca Maria Estevão
Foto: Oleg Breslavtsev/Getty Images
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE