Foto: Pixabay

Passo a passo para trocar criptomoeda por real, confira.

É possível trocar criptomoedas por dinheiro? Essa dúvida é cada vez mais comum, mas a resposta não é tão complexa assim.

As moedas digitais não existem no mundo físico. São operadas em forma de dados no blockchain.

O que é isso? Bom, blockchain é a tecnologia que está por trás do bitcoin e que atua ao mesmo tempo como banco de dados e backup do sistema.

Como acabamos de ver, em um sistema financeiro tradicional, qualquer transação é confiada a uma terceira pessoa (banco e financeiras), que é quem valida o processo.

Com a tecnologia de blocos, os próprios usuários são os que fazem isso e utilizam plataformas dentro deste sistema para operar a compra e venda de moedas.

É possível transformar em criptomoedas em real?

Sim! Assim como acontece na hora de comprar ações, em que você precisa do intermédio de uma corretora, o mesmo vale para a conversão de real em criptomoedas. No caso do mercado cripto, existem corretoras que também são conhecidas como exchanges de criptomoedas. São empresas que se conectaram à rede da blockchain e transformaram numa interface amigável para que você consiga fazer suas transações.

Como as moedas digitais funcionam semelhante ao mercado de ação, para ter bitcoins é preciso comprá-los, logo, para ter seu dinheiro de volta é preciso vendê-los.

Antes de fazer a transação é preciso acompanhar o mercado, pois as negociações estão sujeitas às flutuações do mercado especulativo.

Sendo assim, a melhor hora de vender suas criptomoedas e transformá-las em dinheiro real é quando a moeda estiver em alta.

Para saber sobre isso, se mantenha atualizado do valor do bitcoin hoje ou do valor de conversão do ethereum para real, caso seja essa a moeda que você possui em sua carteira de ações.

Passo a passo para trocar criptomoeda por real

Se você quer mesmo tirar seus investimentos, ou parte dele, das moedas digitais, acompanhe o passo a passo.

Procure por uma exchange que seja de confiança, que já tenha um número relevante de usuários, boa reputação na internet e esteja distante de escândalos com golpes.

Assim que você abrir sua conta, poderá transferir seu dinheiro fiat – como chamam a moeda fiduciária, ou o real brasileiro. Cada exchange é livre para receber da maneira que preferir. Atualmente, boa parte já aceita Pix, transferência bancária e cartões de crédito ou débito.

Quando o saldo estiver na conta, é hora de fazer a primeira transação. É possível definir quanto você gostaria de pagar pela quantidade que se quer comprar, como se fosse um leilão. Outra possibilidade é comprar pelo preço médio que estiver sendo ofertado no momento, para iniciantes essa é uma alternativa interessado.

Assim que a transação é concluída, o processo de transferência geralmente precisa ser confirmado no blockchain, e é por isso que a transferência pode demorar alguns minutos ou até horas.

Para ter muita segurança sobre este processo, vale a pena contar com uma corretora de criptomoedas para te auxiliar tanto na compra, quanto na venda.

Considere alguns pontos antes de transformar criptomoedas em real:

  • Acompanhe as flutuações da moeda e espere até que as oscilações atinjam uma taxa estável;
  • Verifique com a sua corretora a possibilidade de converter a moeda em real automaticamente, sem precisar fazer a troca por moedas mais fortes como euro ou dólar;
  • Analise o valor das taxas cobradas pela sua corretora.

Saiba que as taxas para trocar moedas digitais por dinheiro variam muito pois o processo inclui fatores como a taxa de negociação, a taxa de depósito e a taxa de retirada.

Os provedores de serviços podem tornar o processo mais simples, mas também há cobrança de uma taxa para que isso aconteça.

Foto: Pixabay
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE