Os trabalhos de combate a dengue com o carro fumacê iniciaram-se em Jataí na última segunda-feira (09).
A ação faz parte do Programa Municipal de Controle a Dengue e começou pelos bairros Frei Domingos, Jardim da Liberdade, Campo Neutro e Centro, onde há maior concentração de casos de dengue. Novos bairros também serão incluídos na programação mediante as avaliações e critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Os trabalhos serão realizados em dois turnos, pela manhã das 5h às 8h e no período da tarde, das 17h às 19h. Para que a ação seja realizada com sucesso, é recomendo que quando o carro fumacê estiver passando a população adote as seguintes medidas:
a) Abra portas e janelas quando o veículo “Fumaçê” passar em sua rua, assim as partículas de inseticida chegarão ao interior dos imóveis, onde normalmente o Aedes aegypti (mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Febre Amarela) fica abrigado;
b) Cubra os alimentos;
c) Cubra as gaiolas de pássaros;
d) Retire as roupas que estiverem em varais;
e) Evite se aproximar do jato de inseticida durante a aplicação na sua rua, pois próximo ao canhão de liberação do inseticida, a concentração do mesmo é maior, mantenha-se longe do veículo no momento da aplicação.
Após a passagem do carro “Fumaçê”, troque a água e lave os bebedouros de animais domésticos com água e sabão.
As aplicações de inseticida pelo método U.B.V “Fumaçê” tem como finalidade principal a eliminação do mosquito Aedes aegypti adulto infectadas com os vírus causadores da dengue e febre chikungunya (em torno de 70% são eliminados). É claro que outras espécies de mosquitos e outros insetos susceptíveis à ação do inseticida também serão atingidos, devido a isso é tão importante à utilização deste método de aplicação de forma racional e criteriosa. A melhor forma de reduzir a população de mosquitos, ainda é a eliminação de seus criadouros, no caso do Aedes aegypti, todo e qualquer recipiente que possa permanecer com água parada dentro e fora dos imóveis para isso é necessário:
Manter limpo o quintal;
Descartar as latas, garrafas e utensílios que possam acumular água no lixo;
Manter cobertos os pneus que não estão em utilização;
Manter tampados os barris e caixas d’água;
Limpar as calhas com frequência;
Colocar areia nos vasos de plantas;
Banheiros sem uso diário devem ter os vasos e ralos tapados.
Fonte: ASCOM – Saúde/ Foto: Ilustrativa