Clube de Tiro de Jataí e Sindicato Rural organizam palestras sobre manejo de fauna invasora

Agronegócio

Acontecerá hoje (15) e amanhã palestras organizadas pelo Clube de Tiro Sentinela do Cerrado (CTSC), em parceria com o Sindicato Rural de Jataí sobre o manejo de fauna invasora, no caso, o javali e seus possíveis cruzamentos com porcos domésticos. As palestras serão ministradas juntamente com o IBAMA e AGRODEFESA e acontecerão no auditório da CDL, localizada próximo à loja Irmãos Soares, das 18h30 às 22h00.

CAT- Agro

O assunto é de grande relevância aos produtores rurais da região, visto que a espécie invasora tornou-se um problema que vem assolando as plantações, pastos e nascentes de rios, causando prejuízos quase sempre irreversíveis. Além disso, os javalis são portadores de várias zoonoses, como febre aftosa e brucelose, também são agressivos e já há diversos casos de ataques a pessoas.

Ou seja, o crescimento desenfreado de tal espécie tornou-se um problema ambiental e também econômico, já que na fauna da região não há predadores naturais que controlam a população de javalis. Além disso, por conta do município ser um grande produtor de grãos, a falta de controle de animais como estes causarão cada vez mais prejuízos aos produtores rurais, principalmente pelo risco da transmissão de doenças, já que no caso, por exemplo, da febre aftosa, caso seja detectada no rebanho bovino ou suíno da fazenda, o comércio de tais produtos é paralisado imediatamente, tanto o interno quanto o externo. Por isso, é importante a participação nas palestras de todos os interessados.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.