
Foto: Goiás Turismo
Aprovado no começo de março na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto que reconhece o Caminho de Cora Coralina como patrimônio cultural goiano foi sancionado pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil) na segunda-feira (3). A matéria tem como autor o deputado estadual Amilton Filho (MDB).
Na justificativa, o parlamentar expõe que o caminho é “uma trilha de longo curso com aproximadamente 300 quilômetros de extensão, que cruza as cidades históricas de Corumbá de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá e a Cidade de Goiás, abrangendo também os municípios de Cocalzinho de Goiás, Itaguari e Itaberaí”. Amilton diz, ainda, que o trajeto propicia uma imersão dentro do Cerrado e suas belezas naturais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo ele, trecho remonta os percursos de pesquisadores e bandeirantes que descobriram riquezas nas terras dos índios Goyazes e formaram os primeiros povoados e cidades do Estado. “Muitos turistas já caminham ou pedalam pelo percurso, que na história remonta à rota de bandeirantes que desbravaram o estado no passado”, aborda.
Ainda na justificativa, ele diz que, em 2017, foi implementado o Caminho de Cora Coralina pela Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), que ofereceu apoio em sua estruturação, através do Programa Experiências na Natureza, viabilizando a inclusão dos Parques Estaduais e de outras unidades de conservação no roteiro, mobilizando as comunidades locais e dando os primeiros passos para a organização da Associação Caminho de Cora Coralina.
Com a sanção, o projeto aprovado em março entra em vigor e passa a valer como lei.
Fonte: Mais Goiás
Foto: Goiás Turismo
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br