Política Top Destaque

Câmara Municipal de Jataí inicia processo de destituição de Mauro Bento Filho do cargo de presidente da mesma

Foto: Vânia Santana / CMJ
Segundo o documento apresentado pelo vereador pastor Luiz Carlos, as acusações de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito caracterizariam abuso de suas funções como presidente da Câmara

Larissa Pedriel – Jornalismo panorama.not.br

Durante sessão legislativa realizada nesta quinta-feira (19), na Câmara Municipal de Jataí, o vereador Pastor Luiz Carlos propôs representação em face do vereador afastado Mauro Bento Filho (MDB), visando sua destituição do cargo de presidente da referida Câmara.

De acordo com o regimento interno da Câmara, um parlamentar que faça parte da mesa diretora pode ser destituído de suas funções caso seja constatado abuso de suas atribuições.

Assim, segundo o documento apresentado pelo vereador pastor Luiz Carlos, as acusações de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito caracterizariam esse abuso.

Com o prazo de afastamento por 180 dias do vereador e atual presidente da Câmara, Mauro Bento, chegando ao fim, o vereador propositor afirma:

“É inconcebível e inaceitável que este nobre parlamento seja presidido por um vereador que tenha realizado condutas que extrapolem o regimento interno da CMJ, utilizando de sua condição de parlamentar e presidente deste parlamento para auferir vantagem ilícita”.

Vale lembrar que esse processo de destituição é independente do processo de cassação de mandato pela Comissão de Ética, e terá consequências jurídicas diferentes.

Ao final da leitura da proposição na sessão legislativa, foram sorteados os nomes de três parlamentares que farão parte da comissão que analisará a mesma. São eles: o vereador Major David Pires, a vereadora Cida, e o vereador Carvalhinho.

Nos próximos dias, Mauro Bento será notificado e terá 10 dias para apresentar a sua defesa. Caso a destituição ocorra, acontecerão novas eleições para a ocupação do cargo de presidente do Legislativo municipal.

Por fim, as vereadoras Kátia Carvalho e Cida reforçaram a necessidade de dar uma resposta com seriedade à sociedade jataiense nos casos dos acusados por enriquecimento ilícito.

Larissa Pedriel
Foto Capa: Vânia Santana / CMJ
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Enquete:

Você se lembra em qual candidato(a) votou para vereador(a) em 2016?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...