Uma das principais vantagens do home office era poder trabalhar em ótima companhia: a dos pets! Assim, dava para digitar um e-mail enquanto fazia carinho no gatinho ou até participar daquela reunião com o cãozinho deitado no sofá.
Contudo, muitos empregos têm retornado ao modelo híbrido ou presencial de trabalho e isso significa se afastar do animal de estimação pela maior parte do dia. Ou não! Isso porque algumas empresas têm aderido ao modelo pet friendly e recebido não só seus funcionários no escritório, como também os pets deles.
De acordo com um estudo recente feito pela Universidade de York, na Inglaterra, os bichinhos podem servir de apoio emocional aos seus tutores durante o expediente na empresa. Além disso, a pesquisa aponta que o estresse dos trabalhadores costuma ser diminuído enquanto eles estão em contato com seus pets.
Os benefícios de ter o pet no trabalho
Para entender melhor sobre essa dinâmica pet friendly no ambiente profissional, elencamos algumas vantagens de ter os animais por perto durante o expediente com a ajuda da Duo & Ecco, empresa que já adotou esse modelo. Veja só:
- Clima saudável: a presença dos pets deixa o ambiente mais descontraído;
- Mais socialização: andar com um cãozinho na rua é sempre um motivo para as pessoas conversarem, né? E o mesmo vale para os escritórios: os funcionários tendem a socializar mais entre si;
- Foco e concentração: embora algumas pessoas pensem que os bichinhos seriam motivos para distrações, uma pesquisa da Washington State University mostrou que habilidades como pensamento, planejamento e concentração são potencializadas durante o contato com cães;
- Atração de talentos: quando a empresa é pet friendly ela ganha muitos pontos, viu? Isso passa a ser um diferencial não só no mercado, como para possíveis novos funcionários, que fazem questão de trabalhar com o pet.
Empresas pet friendly
Embora essa iniciativa ainda seja bem rara no Brasil, já existem algumas empresas trabalhando para tornar esse sonho possível, sabia? Conheça algumas:
Nestlé
A marca lançou a campanha “Pets at Work”, que já existia nos Estados Unidos, após o período pandêmico, onde seus colaboradores trabalhavam em casa com seus animais.
Duo & Ecco
Pertencente ao ramo de viagens de incentivo, a empresa permite e incentiva que seus funcionários trabalhem na companhia de seus bichinhos.
Mars
O grupo do segmento pet apoia a iniciativa há uma década e solicita apenas um agendamento prévio por parte do colaborador da empresa.
TC
A startup de educação financeira não só permite a entrada de pets, como gosta de deixá-los livres no espaço profissional!
Fonte: Alto Astral
Foto: Shutterstock
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br