Segundo o Banco Central (BC), não foram expostos dados sensíveis dos clientes da instituição financeira, mas sim dados de natureza cadastral.

O Banco Central (BC) comunicou, nesta quarta-feira (10/7), um novo vazamento de dados no Pix. Esta é a sexta ocorrência apenas neste ano, de acordo com o próprio órgão.

Desta vez, 39.088 chaves Pix registradas na 99Pay Instituição de Pagamento S.A., da instituição financeira 99Pay, vazaram. Os incidentes ocorreram entre 26 de junho e 2 de julho.

Em nota, o órgão afirmou que o incidente de segurança com dados pessoais dos clientes ocorreu devido a “falhas pontuais em sistemas” do 99Pay.

O Banco Central salientou que não foram expostos dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário.

“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, reforçou.

Chaves vazadas

Segundo o órgão, pessoas que tiveram dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking da instituição.

“Nem o Banco Central nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, destacou em nota.

O Banco Central ainda informou que foram adotadas ações necessárias para a investigação detalhada do caso, reforçando que “serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente”.

Sexto vazamento no Pix em 2024 registrado pelo BC

Este é a sexta vez que o Banco Central registra casos envolvendo vazamento no Pix. Só neste ano, foram expostas quase 200 mil chaves sob responsabilidade de diversas instituições financeiras.

O caso mais recente ocorreu entre 21 a 27 de maio, quando 19.849 chaves Pix da Iugu Instituição de Pagamentos S.A. (Iugu) foram vazadas.

Por Mariana Andrade
Foto: Marcello Casal Jr
Jornalismo Portal Pn7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?