Barriga inchada? Confira lista de 15 alimentos que devem ser evitados

Barriga inchada? Confira lista de 15 alimentos que devem ser evitados

1 semana atrás 0 Por Redação Portal PaNoRaMa

A sensação de barriga inchada é bastante incômoda. Entre as causas do problema, está o consumo de alimentos chamados de FODMAP – sigla em inglês que significa oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis. Esses alimentos possuem carboidratos de cadeia curta que são lentamente absorvidos ou não digeridos no intestino delgado, o que acaba causando o inchaço nesta parte específica do corpo.

Uma dieta pobre em alimentos FODMAP, por outro lado, reduz os sintomas da síndrome do intestino irritável e outras condições gastrointestinais, segundo mostram estudos. “Os FODMAPs podem fermentar dentro do intestino e atrair água para o trato digestivo, causando inchaço. Nem todo mundo é sensível aos FODMAPs, mas se você sentir inchaço constante, pode ser uma boa ideia limitar a quantidade de alimentos deste tipo”, sugere a nutricionista Gabrielle Fondaro, em entrevista ao jornal The Sun.

Uma maneira de aliviar o desconforto é substituir os alimentos com açúcares ricos em FODMAPs por outros com baixo teor. Eles contribuem para a diminuir a fermentação no intestino, reduzindo o estresse digestivo e o inchaço. Veja algumas opções:

Alimentos para diminuir o inchaço:

  • Amoras;
  • Arroz;
  • Aveia;
  • Banana;
  • Batatas;
  • Cenouras;
  • Espinafre;
  • Leite de amêndoa;
  • Pepinos;
  • Pimentões;
  • Quinoa;
  • Tomates;
  • Uvas.

Alimentos que devem ser evitados:

  • Abacate;
  • Alcachofras;
  • Alho;
  • Castanha de caju;
  • Cebolas;
  • Cogumelos;
  • Couve-flor;
  • Damascos;
  • Feijões;
  • Frutas secas;
  • Leite com lactose;
  • Maçãs;
  • Mel;
  • Pistache;
  • Trigo.

Por Bethânia Nunes
Foto: Getty Images
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