A Agência Goiana de Regulação (AGR) autorizou a Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) a aumentar a tarifa de água e esgoto em 5,54%. A medida começa a vigorar a partir dia 1º de maio deste ano e vale para todo o estado.
Inicialmente, a Saneago havia solicitado uma porcentagem de 5,91%. O presidente da AGR, Humberto Tannus, justificou o aumento listando vários gastos que a estatal tem em seu processo de distribuição. Segundo ele, a decisão levou em conta o orçamento necessário para a empresa fornecer o serviço com qualidade.
“Temos as planilhas de custo da Saneago onde tem o custo com o pessoal e com energia, que é alto, porque gasta muito com o bombeamento dessa água. Tem também o custo com o material de consumo, material elétrico. Há dois anos a gente vem considerando ainda o custo de investimento da empresa”, explica.
Tannus afirmou que o índice aprovado é menor que o do ano passado e está abaixo da maioria dos outros índices inflacionários. “A gente cobra diariamente [a Saneago]. Queremos a universalização do fornecimento de água e tratamento de esgoto, planos de ações e prazos cumpridos. Nossa preocupação é com o serviço ofertado à população”, salienta.
Fonte: G1 GO