Ministério da Economia anuncia: Não haverá concursos públicos em 2020

Após declarações polêmicas do ministro da economia, Paulo Guedes, no início de Março, o ministro voltou ao assunto, dessa vez durante a audiência pública na Comissão de Finanças de Tributação da Câmara (terça-feira, 4), na qual ele foi convocado para explicar a reforma da previdência.
Segundo o ministro, essa atitude está sendo tomada porque a máquina estatal está “inchada”, havendo servidores públicos demais. Além disso, não haveriam demissões, mas novas contratações estariam suspensas por tempo indeterminado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Nas nossas contas, 40% dos funcionários públicos devem se aposentar nos próximos cinco anos. Em vez de admitir militantes nossos, vamos deixar a máquina ficar mais eficiente através de digitalização”, declarou o ministro.
Todos os concursos serão afetados?
O raio de atuação do ministro é no Executivo Federal. Concursos dos executivos locais, legislativo e judiciário não deverão ser afetados.
Vale lembrar que, pouco após o pronunciamento do ministro, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal solicitaram novos concursos para 2020, o que sinaliza que nem todos os concursos federais serão afetados.
Thaysa Alves
Foto capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br
Share this content: