bebidas alcool
Especialistas explicam as mudanças – sempre para melhor – que ocorrem no organismo em uma semana, um mês, seis meses e um ano sem beber.

Os efeitos das bebidas alcoólicas no organismo são rápidos: em aproximadamente uma hora começam reações como alteração na coordenação motora, falhas de atenção e raciocínio, visão e audição alteradas, perda de reflexos, fala arrastada e um mal-estar físico que pode causar enjoo e vômitos.

Já para sair do nosso sistema o álcool é mais lento. A ressaca surge no dia seguinte se não forem tomadas as devidas providências antes de beber e alguns desses efeitos negativos podem continuar se manifestando, ainda que mais suavemente, por até 48 horas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tarologa-Dany-300-x-250

Pensando em não passar por isso, cada vez mais gente opta por uma vida sem álcool. E os benefícios vão muito além de não passar pelos sintomas imediatos. A psiquiatra Lívia Beraldo de Lima Bassares (assistente da enfermaria de controle de impulsos do IPQ-USP – Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) e o médico nutrólogo Thiago Giaconi (diretor técnico da Clínica Giaconi, no RJ) explicam, a seguir, as mudanças que o organismo sente depois de uma semana, um mês, seis meses e um ano sem beber.

O que muda depois de uma semana sem beber álcool

– Noites de sono restauradoras – O álcool até faz com que a pessoa pegue no sono mais rapidamente, mas prejudica a fase REM do sono, em que ocorre o relaxamento muscular máximo (ou seja, a fase restauradora da noite) – por isso que é comum acordar cansada na manhã seguinte a uma noite em que tenha havido ingestão alcoólica. O organismo limpo a aproveita totalmente, resultando em noites de sono bem dormidas e manhãs em que você realmente se sente descansada.

– Menos riscos de lesão nos esportes – A fadiga muscular causada pelo álcool facilita os acidentes durante as atividades físicas. O efeito residual da substância vai desaparecendo aos poucos, e em uma semana está eliminado.

– Melhor absorção de nutrientes – O álcool atrapalha a absorção de vitaminas e nutrientes dos alimentos por até 24 horas. Passado esse período, o aproveitamento de quase todos volta ao normal (veja ali embaixo quais são as exceções que precisam de um mês para se restabelecer no organismo).

– Menor risco de cãibras – A metabolização de nutrientes pelo tecido muscular esquelético é prejudicada pelo álcool, e o resultado disso são as terríveis e doloridas cãibras. Em uma semana, isso não é mais um problema.

O que muda depois de um mês sem beber álcool

– Pele e cabelos menos oleosos – Para metabolizar o álcool, o fígado precisa de água. E vai tirá-la de onde for possível, inclusive das células cutâneas. Ao notar o ressecamento da pele (inclusive do couro cabeludo), o organismo produz sebo mais aceleradamente, causando o famoso efeito rebote que deixa a pele e os cabelos oleosos. Sem álcool na corrente sanguínea por um mês, a hidratação da pele se restabelece e a aparência começa a melhorar.

– Restabelecimento pleno da absorção de vitaminas – As vitaminas C, E e do complexo B precisam de mais tempo de organismo limpo de álcool para serem absorvidas integralmente.

– Diminuição da gordura corporal – Estudos indicam que a gordura presente no fígado (causada pelo trabalho excessivo na metabolização das bebidas alcoólicas) diminui 15% em um mês sem álcool. Também há uma diminuição na gordura abdominal, mas a porcentagem depende de outros fatores individuais, como a velocidade do metabolismo e possíveis doenças e condições de saúde.

O que muda depois de seis meses sem beber álcool

– Mais facilidade para perder peso – A diminuição da gordura corporal mencionada aqui em cima começa a surtir efeitos na facilidade para perder peso em aproximadamente um semestre. É o tempo que os órgãos internos levam para se livrar de toda a gordura causada especificamente pelo consumo de álcool.

– Menor impacto nos sintomas de depressão e de ansiedade – A ingestão de álcool atua no sistema nervoso central diminuindo a produção de serotonina, um dos hormônios do bem-estar, e a falta dele no organismo agrava os sintomas da depressão e da ansiedade. São precisos cerca de seis meses para essa produção voltar ao normal e não haver prejuízo da saúde mental por causa disso.

O que muda depois de um ano sem beber álcool

– Resultados mais rápidos nos tratamentos de doenças de pele – A pele já havia melhorado depois de um mês sem consumo de álcool, devido à diminuição da oleosidade, lembra? Depois de um ano, o organismo encontra mais facilidade para absorver os tratamentos de doenças de pele como a rosácea e a acne; os resultados aparecem muito mais rápido.

– Menor risco de doenças – Sem precisar lutar contra os efeitos inflamatórios causados pelo álcool, o organismo consegue proteger os órgãos internos contra doenças – desde as simples, como uma gripe comum, até as mais complexas, como cânceres. É preciso cerca de um ano para esse fortalecimento interno ocorrer.

Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

× Como posso te ajudar?