
A personagem ‘Momo’ está aparecendo em vídeos infantis no Youtube e ensinando as crianças o passo a passo para o suicídio. A figura assustadora ficou conhecida no ano passado, após um vídeo chamado “Desafio Momo” viralizar na internet.
Pais estão desesperados, porque vídeos aparentemente inocentes no YouTube Kids, sobre slimes, Minecraft e temas populares infantis, têm sido interrompidos com cenas em que Momo dá instruções de como se matar cortando os próprios pulsos e como usar objetos cortantes para atacar familiares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Blogueiras que tratam da maternidade dispararam avisos sobre Momo na semana passada. Uma delas é Camina Orra, que teve contato com o vídeo após o conteúdo ter sido encaminhado em um grupo de mães. Quando compartilhou o material no Instagram, ela foi procurada por outras mães. Uma delas disse que finalmente descobriu o que chateava a filha havia semanas.
“Uma mãe fez um vídeo chorando, porque ela tinha certeza de que a filha ia dizer que não sabia quem era e a criança disse que era a Momo. Ela falou que a filha já faz algumas semanas tem medo de ir ao banheiro, de dormir ou fazer alguma coisa sozinha. E ela não sabia o porquê. Quando viu meu aviso, foi correndo perguntar para a menininha se ela sabia quem era. E ela falou que era a Momo e a tinha visto no YouTube”, conta Camina.
O vídeo tem causado pânico e mudanças de comportamento nas crianças, pais devem ficar atentos. Rodrigo Nejm, psicólogo e diretor de educação da ONG Safernet aconselha “Jamais deve-se mostrar esse tipo de vídeo às crianças. Mas pode-se falar francamente que a internet tem coisas horríveis.
Os pais podem contar que a Momo não é um fantasma ou monstro, e sim uma escultura, algo concreto, e que todo perfil na internet tem por trás uma pessoa real, que pode tentar assustar as crianças ou ter alguma má intenção. É por isso que elas jamais devem conversar com quem não conheçam, em jogos online ou redes sociais, nem dar número de telefone ou fazer check-in em redes abertas.”
O YouTube se manifestou sobre o assunto, em nota. “Muitos de vocês compartilharam suas preocupações conosco nos últimos dias sobre o Momo — prestamos muita atenção nisso. Depois de muita análise, não vimos nenhuma evidência recente de vídeos promovendo o Desafio Momo no YouTube. Vídeos incentivando desafios prejudiciais e perigosos são claramente contra nossas políticas. Apesar dos relatos sobre esse desafio, não tivemos links recentes sinalizados ou compartilhados conosco do YouTube que violem nossas Diretrizes da comunidade.
É importante notar que permitimos que os criadores discutam, denunciem ou instruam as pessoas sobre o desafio/personagem Momo no YouTube. Vimos capturas de tela de vídeos e/ou miniaturas com eles […] Essa imagem não é permitida na aplicação YouTube Kids e disponibilizamos garantias para a excluir do conteúdo no YouTube Kids.”
Larissa Pedriel
Foto Capa:
Jornalismo Portal Panorama