Uma queixa muito comum no consultório é intestino preguiçoso, preso, se você sofre desse mal é preciso ficar atento, pois o intestino é o seu “cérebro desconhecido”, é quem determina o bem estar físico e mental. Isso mesmo, seu hábito intestinal pode influenciar até mesmo no seu humor, sem falar no risco de câncer, diabetes e obesidade.
Se você fica um longo período sem evacuar, por exemplo, apenas três vezes na semana e tem as fezes endurecidas, uma sensação de evacuação incompleta e um esforço maior para evacuar, na maioria das vezes, esse problema é resultado de uma alimentação errada, seu estilo de vida já que sua alimentação influencia de forma direta a composição da microbiota intestinal, se ela for rica em açúcares, gorduras e alimentos processados pode contribuir tanto para constipação quanto para diarreia, prejudicando a absorção de nutrientes, tem um ditado popular que fala que você é o que você come, mas convém nos atentarmos que somos o que absorvemos.
É importante aumentar o consumo de fibras (vegetais, chia, linhaça, amaranto, quinoa…), ficar atento à quantidade de água, pois geralmente o consumo de quem tem intestino preguiçoso é pouco e nada adianta se encher de fibra e não aumentar o consumo de água, usar probióticos, praticar exercício físico também auxilia de forma positiva no bom funcionamento do intestino, uma dica importante também é criar o hábito do condicionamento do intestino, sentar no vaso de 15 a 20 minutinhos fazendo esse ritual diariamente logo você contribuirá para o bom funcionamento dele.
Procure uma nutricionista para a elaboração de um cardápio individualizado, seja leve e feliz!
Segue uma receita de uma pasta de tamarindo que contribui para o bom funcionamento do intestino
Pasta de Tamarindo
Ingredientes
- 300g de polpa de tamarindo
- 300g de ameixa seca s/ caroço
- 20g de linhaça
- 50g de chia
- 300 mL de água
Modo de Preparo
Colocar a chia em um copo de água de 300 mL e deixar por 12h, depois colocar o gel formado no copo no liquidificador e acrescentar a polpa de tamarindo, a ameixa seca s/ caroço e a linhaça triturada, bater até ter a consistência de pasta, depois armazenar na geladeira.
Selma Assis Araújo CRN 5200-1
Pós Graduada em Clínica e Esportiva; Graduanda em Ortomolecular
Revisão: Rosana de Carvalho / Foto: Arquivo Pessoal
Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.