Com o seu lançamento previsto para 2017 ou até mesmo 2018 no Brasil, mas com muito mistério ainda sendo feito pela Ford, o crossover terminou de estrear no Salão do Automóvel em Los Angeles, Califórnia, visto que se trata de um modelo mundial e por isso não esteve presente no salão em São Paulo, segundo a montadora. O veículo ganhou um novo estilo, principalmente na dianteira, seguindo o design dos demais utilitários mundiais da marca.
Lá fora, o modelo não possui o estepe pendurado na traseira, porém, tal mudança não deve ser aplicada no modelo que será vendido no Brasil. A traseira do novo Ecosport ficou com as lanternas parecidas com o do modelo antigo, recebendo apenas alguns retoques no para-choque e com um novo jogo de rodas.
Já em seu interior, o carro recebeu diversas modificações. A cabine terá um ar mais refinado e o novo volante lembra o do modelo Focus. Além disso, o Ecosport receberá a central eletrônica Sync 3, com tela de oito polegadas sensível ao toque e com possibilidade de conexão aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, além de oferecer GPS e Bluetooth. O modelo norte americano também receberá um pacote com novas entradas auxiliares logo abaixo dos comandos de ar condicionado eletrônico de uma zona e bancos revestidos de couro e tecido na faixa central.
Em relação à mecânica, o modelo apresentado nos Estados Unidos será oferecido com o 1.0 EcoBoost e o 2.0 aspirado, este último com opção 4×4. Ambos possuem câmbio automático de seis marchas. Entretanto, no mercado brasileiro, a versão do Ecosport de entrada deverá ser equipado com o novo 3 cilindros Dragon 1.5 com aproximadamente 130 cv. Já o antigo 2.0 ganhará injeção direta e outros retoques para aumentar sua eficiência energética. Dessa maneira, o motor 1.6 de 115 cv e o de 131 cv, que equipa a versão Powershift, devem sair de linha. Tanto o modelo com o motor 1.5 e 2.0 terão opção de câmbio automático.
Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa