gato castre
Infelizmente ainda é muito comum o uso da vacina anti-cio em gatas e existe também este produto para cadelas. Ambos são extremamente prejudiciais para a saúde do animal.

hiperplasia mamaria em gataDurante o meu trabalho no balcão de agropecuárias, pude testemunhar muita procura de anticoncepcionais para gatas. Acredito que hoje, esses produtos nem sejam mais vendidos em agropecuárias, somente pet shops ou clínicas veterinárias.

Infelizmente ainda é muito comum o uso da vacina anti-cio em gatas e existe também este produto para cadelas. Ambos são extremamente prejudiciais para a saúde do animal. Vou tratar especialmente de gatos, porque a procura é maior para essa espécie, pelo fato de a maioria fugir para a rua e ser difícil impedir que elas cruzem.

Normalmente, o proprietário procura esse método anticoncepcional por ser mais barato e fácil do que uma castração, ou por falta de conhecimento mesmo. É o famoso “barato que sai caro”!

O anticoncepcional pode ser encontrado na forma de injeções e comprimidos e os dois são uma bomba de hormônio (progesterona) para evitar o cio. Os progestágenos injetáveis são de depósito e apresentam efeitos colaterais mais exacerbados do que aqueles utilizados por via oral, sendo que alguns animais apresentam vômitos com a administração oral do produto.

Sabe-se que 56% dos tumores mamários são hormônio dependentes e sensíveis a ação da progesterona. A administração de progestágenos é um fator predisponente ao desenvolvimento de tumores mamários em caninos e felinos, assim como provoca um aumento considerável no tamanho do útero dos animais tratados. A ação progestacional sobre o endométrio predispõe a metrite e piometra (infecções uterinas muitas vezes fatais); podem também causar diabetes melitos em animais com predisposição; aumento de peso pelo progestágeno incidir no metabolismo dos lipídeos e carboidratos e hiperplasia mamária.

Na maioria das vezes, o anticoncepcional é aplicado antes que o proprietário descubra que a gatinha está grávida. Nesses casos, o hormônio não permite que ocorra todo o processo de desencadeamento do parto e dessa forma os fetos não conseguem nascer e morrem, colocando a vida da gata em perigo, que pode morrer por infecção uterina ou septicemia.

A melhor maneira de evitar crias indesejáveis, infecção de útero e câncer de mama em gatas e cadelas é a CASTRAÇÃO. Sem falar que ajuda a evitar que os proprietários abandonem a ninhada, deixando esses animais passar frio e fome nas ruas. As gatas podem ser castradas a partir dos 6 meses de idade.

CASTRAÇÃO É UM ATO DE RESPONSABILIDADE E AMOR!!!

Colunista: Jackelyne Dutra
Foto Capa: Natália Carvalho
Jornalismo Portal Panorama

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.