Segundo o Ministério da Educação (MEC), o processo de Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) será obrigatório aos alunos do segundo, quarto e sexto ano do curso. Dessa forma, aqueles que não conseguirem alcançar a nota mínima exigida pelo MEC na última avaliação, não poderão obter o diploma e nem ingressar na residência médica.
Em relação ao tipo de avaliação, as do segundo e quarto anos serão formativas, já que indicarão os pontos fortes e deficiências do curso. No sexto ano, a prova seguirá o modelo do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida), sendo que os alunos deverão alcançar uma nota mínima para conseguir o diploma do curso de Medicina.
As provas começarão a ser aplicadas neste ano aos alunos que ingressaram na universidade a partir de 2015. Ou seja, em agosto deste ano, data em que está prevista a primeira avaliação, a mesma será apenas para aqueles que estarão no segundo ano do curso.
Dessa forma, por meio da lei do programa Mais Médicos (12.871/2013), tal avaliação será um componente curricular obrigatório e condição para a diplomação dos alunos. A responsabilidade pela aplicação da prova será do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o mesmo do Enem.
Para aqueles que não conseguirem alcançar a nota mínima na última etapa, ou seja, no sexto ano, poderão refazer a prova, de acordo com o Ministro da Educação Aloizio Mercadante, já que serão feitas várias provas durante o mesmo ano. Da mesma maneira, quem quiser antecipar a prova antes do fim do curso, poderá assim fazer.
Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa