Secretaria Municipal do Meio Ambiente inicia projeto em comemoração ao Dia Mundial da Água
Na manhã desta terça-feira, (22), em comemoração ao dia da água, foi realizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, na Praça Tenente Diomar Menezes de Jataí, um projeto colaborativo para a diminuição da degradação do meio ambiente, através da troca do óleo de cozinha já usado por óleo novo.
A ação da troca foi realizada principalmente para evitar a contaminação de milhares de litros de água pelo óleo de cozinha já utilizado, que na maioria das vezes é descartado em locais inadequados contribuindo com a poluição da água e do meio ambiente, através de pias, bueiros, ralos, tanques, caixas de gordura, esgoto ou guias da calçada, impactando negativamente o encanamento de casa e ainda poluindo consideravelmente a água, além de contribuir para a morte de seres vivos.
No projeto, a cada 4 litros de óleo usado entregue, se ganhava 1 litro de óleo novo. O óleo recolhido será encaminhado à fábrica de biodiesel de Anápolis, onde o produto será processado como biodiesel e vendido para a Petrobras para ser adicionado ao diesel e abastecer os caminhões do combustível, que também contribui para a diminuição da poluição da camada de ozônio, uma vez que seu consumo chega a ser 35% menor se comparado, por exemplo, com a gasolina. Além disso, ele possui maior força, o que explica sua larga utilização por caminhões e carretas transportadoras. O preço do diesel na bomba do posto também é muito vantajoso, diminuindo os custos significativamente.
Somente hoje a ação foi realizada na Praça Tenente Diomar Menezes como lançamento do projeto. No entanto, de acordo com a Secretária do Meio Ambiente, Vilma Feitosa, o projeto terá continuidade e quem tiver interesse em estar realizando a troca do óleo utilizado por óleo novo, basta entrar em contato ou comparecer à Secretaria do Meio Ambiente.
Foram recolhidos mais de 600 litros de óleo usado na troca por óleo novo e a expectativa é de que a população troque ainda mais o produto, contribuindo desta forma para evitar a degradação do meio ambiente e da água.
Nayara Borges
Jornalismo Site Panorama
Share this content:

