Veja Júpiter de qualquer ponto da Terra a olho nu na noite desta terça-feira (08)
Nesta terça-feira, 08, será possível enxergar Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar e o quinto a partir do Sol, sem o uso de telescópios ou mesmo binóculos, de qualquer ponto da Terra.
Uma vez a cada 13 meses, a Terra se alinha diretamente entre Júpiter e o Sol, deixando o astro nítido no céu. O evento é denominado por astrônomos como “oposição de Júpiter”, já que o planeta assume uma posição em que se torna completamente iluminado pelo Sol e se encontra no seu ponto mais próximo à Terra. A união dos dois astros faz de Júpiter, ao alcançar o ponto mais alto no céu, o objeto mais luminoso da noite e o segundo planeta mais brilhante depois de Vênus. No entanto, Vênus dá o ar da graça apenas durante o dia, ao passo que Júpiter permanecerá brilhando a noite toda.
Assim que entardecer, o planeta subirá pelo leste, atingindo seu ponto mais alto por volta de meia-noite, até se pôr no oeste ao amanhecer. O fato de o astro ficar ao lado oposto do Sol permitirá que ele seja observado a qualquer momento da noite, mas especialmente logo após a meia-noite.
Nayara Borges/Foto: Arquivo Site PaNoRaMa
Share this content:

