Perder algum documento pessoal é uma situação comum, qualquer pessoa está sujeita a esta circunstância. Neste caso, importante se faz a comunicação à Polícia Civil, que poderá ser feita na própria delegacia ou pelo site: www.policiacivil.go.gov.br. Tal procedimento deve ser feito com celeridade, visto que o documento perdido poderá ser utilizado indevidamente por terceiros de má-fé.
Cotidianamente, uma grande quantidade de pessoas passa por esta situação: priva-se, por diversos motivos, dos seus documentos pessoais, os quais são imprescindíveis para qualquer um. No entanto, mesmo diante da necessidade de portar alguma identificação, os órgãos públicos de Jataí estão cheios de documentos, os quais nunca foram procurados pelos donos.
Na delegacia de Polícia Civil, por exemplo, são mais de 700 documentos, entre carteiras de identidade, habilitação e até passaporte, esquecidos. Marcos Guerini, delegado regional, explica que a procura maior é pelo registro da perda, enquanto a busca pelo documento é limitada.
Muitos documentos perdidos ou esquecidos são levados à agência do Vapt Vupt, para os quais também a procura é reduzida. Além disso, muitos solicitam a documentação e, no entanto, não voltam para recolhê-la. Situação esta que se repete no guichê do SINE, onde são feitas carteiras de trabalho, ocasionando o número de mais de mil carteiras abandonadas!
Bruna Assis – Site PaNoRaMa
Jornalismo Portal Panorama
Parabéns pela matéria. Altamente informativa e necessária.