Um trabalho de conclusão de curso desenvolvido na Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás tem como objetivo criar um jogo para auxiliar pacientes que adquiriram dificuldades para realizar o movimento dos membros superiores após a mastectomia, cirurgia de retirada parcial ou total da mama.
A realização de fisioterapia é fundamental nesses casos, no entanto, o processo ainda é problemático, pois, além de sentirem dor, os pacientes encontram baixa motivação para continuar o tratamento, que é caracterizado por movimentos repetitivos. Muitas vezes, estes pacientes – que podem ser mulheres ou homens – acabam abandonando as sessões sem se recuperar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesse sentido, o objetivo do projeto desenvolvido pelo acadêmico Renan Vinicius Aranha, sob orientação do Prof. Dr. Marcos Wagner de Souza Ribeiro e da Profa. Clarissa Avelino Xavier de Camargo, do curso de Ciências da Computação, é unir as tecnologias de realidade virtual e interação natural para criar um jogo que auxilie este processo ao propiciar formas atrativas de se realizar os procedimentos de reabilitação motora.
No jogo, o paciente ganha pontos conforme realiza as posições corretamente. O fisioterapeuta pode, por exemplo, controlar o nível de dificuldade e o tempo em que o paciente deverá permanecer em uma determinada posição, além da quantidade de vezes que o usuário deverá repetir um exercício.
Para capturar os movimentos do paciente, o sistema utiliza o sensor de movimentos Kinect, criado inicialmente para o videogame XBOX 360, da Microsoft. A aplicação, no entanto, é executada em computadores, o que a torna de baixo custo, considerando que o preço do Kinect está em torno de R$ 250. Portanto, maior é a chance de utilização do jogo em clínicas de reabilitação.
A pesquisa já foi apresentada em dois congressos nacionais, sendo eles o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES), realizado na cidade de Porto Alegre – RS, e o Workshop de Realidade Virtual e Aumentada (WRVA), realizado na cidade de Marília – SP, e a monografia será defendida no início do mês de dezembro.
Fonte: ASCOM