A vereadora Marina Silveira requereu ao executivo a instituição do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas públicas do município.
“Além de fomentar a educação inclusiva, a língua de sinais é responsável pela formação de alunos surdos no país, criando novas possibilidades para essas crianças”, explicou a parlamentar.
“É comum que as instituições de ensino busquem efetivamente pela inclusão quando algum aluno necessita de um atendimento especial, como, por exemplo, que a escola contrate um intérprete de Libras, caso possua algum aluno surdo. No entanto, seria interessante ensinar a linguagem dos sinais nas escolas mesmo sem haver alunos com deficiência auditiva, de modo a incluir não somente no ambiente escolar, mas na vida cotidiana mesmo, como, por exemplo, ser parado na rua para pedir informações e saber se comunicar mesmo o outro sendo surdo e vice-versa. Infelizmente a maioria das pessoas pensa que os surdos só se comunicam com outros surdos, mas a realidade é que eles fazem todas atividades que qualquer pessoa faz. Precisam ir em lojas, supermercados, farmácias, hospitais, academias de ginásticas, agencias bancárias e muito mais”.
Francisco Cabral – Direção de Mídias
Câmara Municipal de Jataí
Foto Capa: Vânia Santana – Portal Panorama
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br