A vereadora Marina Silveira sugeriu ao executivo a implantação do Programa Escolar de Xadrez Pedagógico nas escolas públicas de tempo integral de Jataí.
Ela lembra que o xadrez é um jogo que requer muita atenção dos jogadores, tanto no momento de desenvolvimento de seus movimentos, quanto nos movimentos dos adversários.
“O jogo é conhecido por exigir que os jogadores se concentrem totalmente e permitir que os participantes tentem prever as ações uns dos outros, o que facilita o desenvolvimento do raciocínio”, afirmou.
“No mundo da alta tecnologia, as crianças estão cada vez mais acostumadas a usar diferentes dispositivos e jogos ao mesmo tempo. No xadrez, é necessário ter paciência para analisar o jogo, as jogadas e os movimentos do oponente e foco no jogo. Existem vencedores e perdedores no xadrez. Lidar com essas duas situações faz parte do desenvolvimento humano. Isso não impede a manutenção de uma atmosfera cordial no jogo, o que ajuda os alunos a absorverem as falhas com mais facilidade. Com habilidades desenvolvidas por meio de jogos, os alunos acharão mais fácil processar o conteúdo da sala de aula, melhorando seu desempenho escolar. Com o trabalho de atenção e raciocínio, as crianças que jogam xadrez passam a ter esse comportamento nas aulas e apresentam notas melhores nos boletins escolares”.
Francisco Cabral – Direção de Mídias
Câmara Municipal de Jataí
Foto Capa: Vânia Santana – Portal Panorama
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br