Nas últimas semanas as equipes do GEPATRI e GENARC de Jataí-GO intensificaram investigações relacionadas a roubos de celulares, resultando na localização e apreensão de vários aparelhos, além da prisão de receptadores.
Ainda no curso das investigações as equipes também descobriram que algumas das supostas vítimas na verdade teriam perdido seus aparelhos celulares e comunicado falsamente tais crimes na delegacia. Diante de tal conduta foram autuadas pelo delito de Comunicação Falsa de Crime (art. 340 do Código Penal), que prevê pena de até 06 meses de detenção ou multa.
Os investigadores concluíram que algumas das supostas vítimas após a perda de seus celulares registraram ocorrência de roubo com a finalidade de recebimento de apólice de seguro.
Para o Delegado Marlon Souza Luz, titular dos grupos especializados, as investigações indicam o quanto parcela significativa da sociedade tem participação ativa no fomento da criminalidade. São pessoas que adquirem objetos de valor com pleno conhecimento de serem produtos de crime ou que mesmo não tendo tal certeza, se comportam de maneira indiferente a origem de tais bens.
Ainda segundo o delegado, do mesmo modo, os registros falsos e criminosos de ocorrências de roubo resultam no empenho desnecessário de equipes policiais, além do emprego de viaturas, gastos com combustível, papel, dentre outras despesas, trazendo assim prejuízos para toda população.
Por último, destacou que numa segunda fase as investigações buscarão identificar e prender os autores de roubos que realmente tenham ocorrido.
Fonte: GEPATRI e GENARC de Jataí-GO
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br