O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) divulgou no dia (6/02) a lista dos candidatos selecionados para participar do programa CNH Social, que possibilitará à população de baixa renda a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação gratuita. Os contemplados têm quinze dias para efetuar a matrícula online e apresentar a documentação.
Os candidatos que tiverem o nome na lista, disponível no site da autarquia, deverão efetuar a matrícula online no portal (www.detran.go.gov.br), imprimir o comprovante de matrícula e procurar uma unidade de atendimento presencial Vapt Vupt ou Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) para apresentar a documentação. Quem deixar de cumprir o prazo ou não apresentar os documentos necessários será desclassificado. Caso as vagas não sejam preenchidas, uma lista com reservas deverá ser publicada no dia 27 de fevereiro.
De acordo com o presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva, ao procurar a unidade de atendimento, o candidato já abrirá o processo de habilitação e será encaminhado à clínica para realização dos exames psicológico e médico. Ele acrescenta que todo o processo, com exceção dos custos com transporte, será pago pelo Estado.
Os convocados terão direito à isenção das taxas do Detran-GO (Inclusão no Renach, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento de prova teórica, agendamento de exame prático). Também estarão isentos de pagar pelos exames médico e psicológico, junta médica, quando se tratar de candidato com deficiência, e toxicológico, exigido para categoria profissional. Por meio de parcerias, serão oferecidos ainda o curso teórico, de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três retestes.
Nova chance
Na etapa de 2019, foram disponibilizadas 2.010 vagas nas modalidades Estudantil, Urbana e Rural, sendo 10% destinadas a pessoas com deficiência. Ao todo, foram 90.355 inscritos na etapa, que marcou o início do programa em Goiás. Para a seleção foram utilizados critérios de desempate como idade, menor renda familiar per capita, maior número de membros na família, data e hora de inscrição e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes.
Fui selecionado. O que fazer?
Os candidatos selecionados devem efetuar a matrícula no site www.detran.go.gov.br e imprimir o comprovante de matrícula. Ele deve ser entregue com toda a documentação exigida em uma das unidades do Detran-GO, Ciretrans ou Vapt Vupt. Durante o atendimento presencial, será aberto o Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), que é o início do processo. Isso deve ser feito em, no máximo, 15 dias.
Cronograma
- Divulgação da lista dos selecionados na etapa 2019 – 6/2/2020.
- Prazo para matrícula e apresentação da documentação – 6 a 21/2/2020.
- Convocação de candidatos reservas – 27/2/2020.
Prazo para que os reservas efetuem a matrícula e apresentem a documentação – 27/2 a 13/3/2020.
Transparência
- Total de candidatos inscritos: 90.355
- Total de candidatos aptos: 25.393
- Desclassificados: 64.962
Motivos de desclassificação
- Cadastro inexistente no CadÚnico: 26.363
- NIS inválido: 24.371
- Cadastro inconsistente no CadÚnico: 9.401
- Renda familiar superior a dois salários-mínimos: 1.577
- Número do DAP informado inválido: 1.438
- Candidato não realizou o Ensino Médio em escola pública no Estado de Goiás: 1.344
- Candidato não teve proficiência no Enem: 229
- Falta de quantidade de componentes familiar no CadÚnico: 110
- CPF com matrícula duplicada: 120
- Incapacidade técnica de atendimentos de CFCs habilitados: 5
- Dados incompletos: 4
Fonte: Governo de Goiás
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br