Foto: Vânia Santana / Portal Panorama

O pleito acontece em 4 de outubro...

Em 2020 os eleitores irão às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores e o cenário político nos municípios já é agitado. A grande novidade do pleito é a proibição de coligações proporcionais nas eleições municipais, o que tem movimentado o cenário.

Entra em vigor esse ano o dispositivo da reforma eleitoral que impossibilita as coligações para a disputa às vagas nas câmaras municipais e impõe a concorrência isolada dos partidos. Antes os votos dados a todos os partidos de uma coligação eram levados em conta para o cálculo para a distribuição das vagas, procedimento que por vezes causava estranheza ao eleitor.

Os candidatos à prefeito poderão formar coligações com outros partidos para disputar as eleições, no entanto os analistas acreditam que será possível observar uma eleição com mais candidatos, para todos os cargos, mediante a autonomia dos partidos e a necessidade de mais votos para a consolidação de um mandato.

FAKE NEWS

Vários especialistas em política e comunicação acreditam que as eleições municipais de 2020 serão marcadas pelas chamadas “fake news”, assim como aconteceu nas eleições de 2018. As notícias falsas e mentiras em geral sempre estiveram presentes em processos eleitorais, mas a interferência desse tipo de informação tem sido maximizada pela facilidade e agilidade de divulgação permitida pelas redes sociais.

Os dispositivos legais para combater, fiscalizar e responsabilizar são considerados suficientes pelas cortes eleitorais brasileiras, mas o entendimento geral é de que é preciso que todos contribuam para um processo mais limpo.

JATAÍ

Em Jataí, após um período conturbado para o poder legislativo municipal, espera-se uma boa renovação dos nomes na Câmara Municipal. Já para o executivo ainda não há muitos encaminhamentos explícitos -sequer da possibilidade da presença ou não do atual prefeito para a disputa à reeleição.

Nosso últimos já se assiste uma movimentação política que deve indicar o despontar oficial dos primeiros précandidatos. Possíveis candidatos a vereadores têm se apresentado nas redes sociais e lideranças nacionais tem se efeito presentes em reuniões e eventos locais.

Estael Lima
Foto capa: Vânia Santana
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE