8 de janeiro, dia nacional do fotógrafo
Dia 8 de janeiro é marcado como dia nacional do fotógrafo e, na intenção de homenagear alguns profissionais conhecidos da cidade, a TV Sucesso (filiada da Rede Record) preparou uma entrevista contando um pouco sobre a profissão.
Um dos entrevistados foi a fotógrafa oficial do Portal PaNoRaMa: Vânia Santana. Em virtude dos avanços da tecnologia e a busca de reportagens mais profissionais, a fotógrafa Vânia também usa mão do VANT (também chamado Drone) Phantom que permite assim imagens sobrevoadas de maneira fácil e de ótima qualidade.
Um fotógrafo é capaz de eternizar um momento registrando um fragmento da realidade por meio de uma imagem.
Joseph Nicéphore Niépce fabricou a primeira câmera fotográfica em 1826 e o que para muitos no início era objeto de bruxaria, passou a encantar todos. Assim, chamar um fotógrafo para registrar em papel sua imagem ou da família passou a ser algo requisitado e nobre.
Ademais, o “boom” das câmeras fotográficas mais acessíveis foi a partir de 1925 com a Leica I. De fato, hoje em dia, o poder da foto está em nossos smartphones, mas as imagens profissionais ganharam muita técnica com câmeras avançadas e de alta resolução.
A fotografia é uma arte, por isso necessita de técnica, conhecimento e habilidade.
As principais faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de fotografia são: Universidade Estácio de Sá (UNESA), Centro Universitário SENAC (SENAC-SP), Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), Universidade Paulista (UNIP) e Universidade Anhembi Morumbi.
A equipe do Portal PaNoRaMa deixa a todos profissionais um enorme obrigado pelo carinho, dedicação e conhecimento de técnica aplicada. Sem vocês, e em especial nossa espetacular fotógrafa oficial Vânia Santana, afinal, o Portal não teria chegado tão longe quanto é hoje. Nossas imagens exclusivas e cobertura de eventos fazem toda diferença.
Maria Alice
Foto: Alex Alves
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br
Share this content:


e uma grande profissional, cheia de carinho e trabalho, bjim vania maria santana