Black Friday saiba o que fazer em caso de problemas com as compras
Verifique se a oferta é realmente vantajosa...

Na próxima sexta-feira (29/11) acontecerá mais uma edição da Black Friday (Sexta-Feira Negra), evento varejista que oferece produtos e serviços com grandes descontos em sites e em algumas lojas físicas que também participam da promoção.

Siga as dicas do Procon Jataí:

  • Evite compras por impulso;
  • Verifique se a oferta é realmente vantajosa;
  • Procure referências seguras sobre o site, como, por exemplo, se oferece segurança para senhas e dados;
  • Observe se a empresa segue as determinações do Código de Defesa do Consumidor (CDC);
  • Exerça o direito de cancelar a compra pela internet, caso deseje, em até sete dias a partir do recebimento da mercadoria, sem que nenhum valor lhe seja cobrado;
  • Exija que a loja solucione os defeitos de mercadorias em até 30 dias. Caso contrário, você pode exigir uma mercadoria nova ou seu dinheiro de volta;
  • Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido, como comprovante de pagamento, contrato e anúncios;
  • Dê preferência a fornecedores recomendados por amigos ou familiares ou que possuam também estabelecimento físico, para facilitar a localização da empresa, caso ocorra algum problema;
  • Dê preferência a sites que tenham Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC);
  • Instale programa antivírus e o firewall, sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados, e mantenha atualizados no computador;
  • Nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.

Direitos do consumidor:

O fato da compra ser feita em uma liquidação não elimina os direitos do consumidor.

Veja alguns deles:

  • Se a empresa prometeu desconto em determinado produto, a oferta deve ser cumprida conforme a veiculação.
  • O CDC estabelece prazo de 30 dias para reclamações sobre vícios aparentes ou de fácil constatação no caso de produtos não duráveis e de 90 dias para itens duráveis, contados a partir do recebimento da mercadoria. Tratando-se de vício oculto a contagem do prazo é feita a partir da constatação do problema;
  • Produtos importados adquiridos no Brasil em estabelecimentos devidamente legalizados seguem as mesmas regras dos nacionais;
  • No caso de mercadorias que necessitem ser entregues em domicílio, solicite que o prazo de entrega seja registrado na nota fiscal ou no recibo;
  • No ato da entrega, o consumidor só deve assinar o documento de recebimento do produto, após examinar o estado da mercadoria. Havendo irregularidades, estas devem ser relacionadas, justificando assim o não recebimento.

O Procon de Jataí está coletando preços em algumas lojas da cidade e fará a comparação dos preços ofertados na edição da Black Friday e se constatada publicidade enganosa, penalizará as empresas. O consumidor também poderá fazer essas comparações, salvando ou imprimindo as páginas, pois as mesmas servirão de prova para possíveis reclamações.

O Procon de Goiás possui um departamento específico para realização de pesquisas e está monitorando alguns sites e constatando preços dos produtos mais procurados pelo consumidor, como eletrônicos, eletrodomésticos, perfumes, roupas, dentre outros, o que pode ser verificado no site do Procon Goiás disponível para consulta.

PROCON JATAÍ
(64) 3632-4133 / 3632-4035 / 3632.4059
procon@jatai.go.gov.br
Rua Riachuelo, 1998 (próximo ao Ginásio Vilelão)
Funcionamento: 8 às 17h (sem intervalo para o almoço)

Fonte: COMUNICAÇÃO/PMJ
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

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