Detran-GO abre credenciamento para instrutores autônomos de trânsito

Detran-GO abre credenciamento para instrutores autônomos de trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) abriu o credenciamento para instrutores autônomos de trânsito em todo o Estado. O órgão divulgou a medida nesta semana. A iniciativa segue as regras da portaria nº 55/2026, publicada em 30 de janeiro.

Segundo o Detran-GO, a norma adequa Goiás ao novo modelo nacional de formação de condutores, a CNH Brasil. Além disso, amplia as alternativas de formação. Ao mesmo tempo, mantém critérios rigorosos de qualidade, segurança viária e controle institucional.

Quem pode atuar

Os instrutores credenciados poderão ministrar aulas práticas para candidatos à primeira habilitação nas categorias A e B. Também poderão atuar na formação para autorização de condução de ciclomotor.

O cidadão poderá consultar a lista de profissionais autorizados no portal oficial do Detran-GO. Dessa forma, o órgão garante transparência ao processo.

Regras para as aulas práticas

A portaria determina que as aulas ocorram apenas em locais adequados. O instrutor credenciado deve supervisionar todas as atividades diretamente.

O regulamento permite o uso do veículo do instrutor ou do aluno. No entanto, o automóvel ou a motocicleta deve atender às exigências legais. A regra também vale para veículos com câmbio automático.

Requisitos para o credenciamento

O candidato deve ter, no mínimo, 21 anos de idade. Também precisa possuir pelo menos dois anos de habilitação.

Além disso, não pode ter cometido infração gravíssima recente. O interessado deve comprovar ensino médio completo. É obrigatório apresentar certificado de curso de instrutor de trânsito reconhecido, inclusive os realizados pelo aplicativo CNH Brasil.

O profissional também precisa comprovar idoneidade moral e aptidão física e mental. Por fim, não pode manter vínculo como examinador de trânsito.

Com a medida, o Detran-GO reforça a modernização do processo de formação de condutores. Ao mesmo tempo, mantém a fiscalização e o cumprimento das normas previstas na legislação de trânsito.

Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.