Chuva forte e instabilidade marcam previsão para sexta-feira

Chuva forte e instabilidade marcam previsão para sexta-feira
Tempo em Goiás vai variar entre nublado e sol de segunda (3) a quinta-feira (6), diz previsão (Foto ilustrativa: Reprodução – FreePik)

Nesta sexta-feira (23), Jataí deve registrar mudanças importantes nas condições do tempo. Isso ocorre devido à formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), conforme informou o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Com isso, aumenta a nebulosidade e, consequentemente, cresce a chance de chuva ao longo do dia.

Além disso, a previsão aponta sol entre nuvens, com pancadas isoladas em diferentes períodos. O volume estimado é de cerca de 15 milímetros.

Em relação às temperaturas, os termômetros devem variar entre 19°C e 27°C. Assim, o tempo não será frio, porém a máxima tende a ser mais amena por causa da maior cobertura de nuvens.

Além disso, a umidade relativa do ar deve oscilar entre 50% e 95%. Por isso, a sensação de abafamento pode aumentar antes das precipitações.

Segundo o Cimehgo, há risco de rajadas de vento e descargas elétricas em pontos isolados. Dessa forma, o órgão recomenda atenção redobrada durante o dia. Em todo o estado, inclusive, 193 municípios estão em alerta para tempestades.

Portanto, moradores devem ficar atentos a possíveis alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia.


🌍 Situação em cidades da região

Na região Sudoeste, cidades próximas também devem enfrentar condições semelhantes. Por exemplo, em Rio Verde, a previsão é de cerca de 20 milímetros de chuva, com temperaturas entre 19°C e 27°C.

Já em Mineiros, são esperados aproximadamente 10 milímetros, com máxima de 29°C. Em Santa Helena de Goiás, por sua vez, o volume pode chegar a 18 milímetros, com tempo instável ao longo do dia.


🔥 Incêndios e situação dos rios

Por outro lado, não há municípios em situação crítica para incêndios nesta sexta-feira. Isso acontece porque a umidade elevada reduz o risco de queimadas.

Além disso, os principais rios do estado apresentam melhora nos níveis, reflexo do período chuvoso, sem registro de anormalidades relevantes na região Sudoeste.

Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.