Vídeos feitos por populares mostram a discussão entre comerciantes e fiscais e até um menor sendo algemado...

Após um vídeo de ação de fiscalização da Prefeitura de Jataí com apoio da Polícia Militar (PM) e da Guarda Civil Municipal (GCM) viralizar nas redes sociais ao longo do final de semana, PM e prefeitura se manifestaram sobre o caso ocorrido no último sábado, 8 de maio.

Segundo informações, a equipe de fiscalização da prefeitura fazia averiguações no comércio da Avenida Goiás quando se iniciou uma confusão entre um dos fiscais e uma família de comerciantes. Um dos vídeos divulgados nas redes sociais mostra o fiscal apreendendo os manequins da loja da família e a revolta do comerciante com o ato.

Após tentar retirar um dos manequins do veículo da fiscalização, a esposa do comerciante teve os braços segurados por um dos PMs que acompanhava a ação e pode-se ouvi-lo perguntar se ela quer ser presa. O comerciante argumenta com o fiscal e o acusa de estar procedendo com preconceito, devido a origem muçulmana da família.

Em outro vídeo é possível ver que a confusão cresce e várias pessoas se aglomeram no local, os Policiais Militares chegam a empurrar, segurar e algemar a mulher e os filhos do casal de comerciantes, que aparenta ser menor de idade (não divulgaremos os vídeos para preservar a imagem dos menores). É possível ouvir a revolta de populares que assistiam a cena.

A  Associação Comercial e Industrial de Jataí (ACIJ), informou, através de seu presidente, Ricardo Assis, que está apurando o ocorrido a fim de avaliar a tomada de medidas. Segundo Ricardo Assis, a entidade é contra qualquer postura que foge da legalidade ou que revele excesso de força. “A classe empresarial já está sofrendo muito! Não pode haver excesso de força nas ações da fiscalização. O que queremos é trabalhar… até porque sabemos que o comércio não é o responsável pela propagação do vírus”, afirmou o presidente da entidade.

Após a repercussão do fato nas mídias digitais, PM e Prefeitura Municipal se pronunciaram em notas nas quais afirmam que os fatos serão apurados. Confira os pronunciamentos na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO 15ºBPM

O Comando do 15ºBPM esclarece que em virtude de um vídeo que circula nas redes sociais sobre uma ação policial ocorrida no sábado (08/05/2021) na Avenida Goiás, setor Central, foi determinada a instauração de procedimento administrativo para apurar a conduta dos policiais militares.

NOTA PREFEITURA DE JATAÍ

Em reunião realizada agora pela manhã, a Prefeitura de Jataí, decidiu pela abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar a ocorrência do último sábado quando da fiscalização em alguns pontos da cidade.

Embora, o episódio não envolva apenas a Prefeitura mas sim outros órgãos não municipais, a Prefeitura irá apurar, através do procedimento administrativo instaurado, as responsabilidades sobre os, possíveis, excessos ocorridos.

Por Estael Lima
Foto capa: Grupos de WhatsApp
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE