Jataí pode ter pancadas de chuva isoladas após semanas de calor e estiagem

Jataí pode ter um alívio temporário da seca nesta terça-feira (16). A previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO) indica que a cidade terá temperaturas entre 17 °C e 37 °C, sem frio, mas com possibilidade de pancadas de chuva isoladas que podem acumular até 2 milímetros. Mesmo com a chance de chuva, o dia será de sol forte e tempo seco, com a umidade relativa do ar variando entre 20% e 60%.
A estiagem, que já se prolonga por semanas no município, mantém os riscos de incêndios elevados. Jataí está entre os 169 municípios goianos em situação crítica, devido ao chamado “Fator 30-30-30” — combinação de temperaturas acima de 30 °C, umidade abaixo de 30% e ventos, que favorecem a propagação rápida do fogo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na região Sudoeste, cidades próximas também podem registrar pancadas isoladas de chuva. Em Rio Verde, a previsão é de mínima de 18 °C e máxima de 36 °C, com até 3 milímetros de precipitação. Em Mineiros, as temperaturas variam entre 19 °C e 35 °C, com até 4 milímetros. Já em Caiapônia, a mínima será de 19 °C e a máxima de 36 °C, com possibilidade de até 3 milímetros. Essas chuvas, no entanto, devem ser passageiras e mal distribuídas.
Mesmo com a instabilidade climática, a estiagem permanece severa em todo o estado. O boletim aponta que o Sudoeste de Goiás, onde está Jataí, já soma 17 dias consecutivos sem chuvas significativas, enquanto no Norte são 134 dias e no Leste, 132. Os mananciais também sofrem com a falta de água: o Rio Meia Ponte atingiu nível crítico 2 e o Rio Verde apresenta mínimas históricas de vazão.
As autoridades reforçam que os cuidados devem ser mantidos. A recomendação é aumentar a ingestão de água, evitar atividades físicas sob o sol entre 10h e 16h, umidificar os ambientes e utilizar soro fisiológico em olhos e narinas. Além disso, é fundamental não descartar bitucas de cigarro em áreas abertas nem usar fogo em terrenos ou pastagens, para evitar novos focos de incêndio.
Por Victor Santana Costa
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7
Share this content: