Da redação do Portal PaNoRaMa
Com o fechamento de fevereiro, Goiás ainda enfrentará grandes quantidades de chuva em março. Segundo a coordenadora do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em Goiás, Elizabete Alves, a previsão é de que chova 258 mm, o que é superior ao volume registrado no mês anterior, que foi de 235 mm.
Entretanto, a perspectiva é de que as chuvas sejam mais uniformes e menos intensas do que as ocorridas no final de fevereiro. A mudança deve começar a ocorrer a partir do dia 8, quando as chuvas devem ser mais frequentes em todo o estado, mas sem causar estragos como os ocorridos no mês anterior.
A exceção é o nordeste do estado, que deve ter um volume de chuva um pouco menor do que as outras regiões de Goiás. Elizabeth Alves explica que o volume de chuvas em fevereiro foi dentro do esperado para o mês, mas como foi concentrado em poucos dias, causou a impressão de que foi muito maior.
Hoje, quarta-feira, primeiro dia de março, um sistema de alta pressão em Minas Gerais deve influenciar as condições do tempo em Goiás, dificultando a formação de nuvens de chuva. Entretanto, ainda há possibilidade de pancadas de chuvas isoladas em algumas áreas, acompanhadas de raios e rajadas de vento, devido à combinação de calor e umidade.
Em relação ao clima nas cidades do estado, a capital deve ter variação de nebulosidade, sol e pancadas de chuvas, com temperatura máxima podendo chegar a 32ºC e umidade relativa do ar variando entre 35% a 90%. Já em Jataí e Rio Verde, há possibilidade de pancadas de chuvas isoladas, com temperatura variando entre 20ºC e 32ºC e umidade relativa do ar variando entre 35% a 90%.
Embora as chuvas ainda sejam previstas para março, a expectativa é de que sejam mais equilibradas e menos intensas do que as ocorridas no final de fevereiro. As autoridades recomendam que os moradores do estado fiquem atentos às informações meteorológicas e tomem medidas de precaução em caso de tempestades.
Foto: Tiago Araújo – Portal Panorama
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br